sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Ipaumirim-CE: Legislativo convoca suplente e Vando perde mandato temporariamente


A Câmara Municipal de Ipaumirim fez a sua segunda sessão ordinária do presente mandato na manhã desta quinta-feira (12) e com uma novidade. A presidente Maria Flaucineide Vieira Chagas, a Cineide convocou e deu posse ao primeiro suplente da coligação "O Povo no Poder". Roberto Paulo Jorge Barbosa (PMDB) assumiu no lugar do vereador Vanderlan Jorge Leandro, o Vando (PTB), de 39 anos. Ele está preso em Juazeiro do Norte, desde o dia 26 de novembro, sob a acusação de envolvimento com o tráfico de drogas e perde o mandato temporariamente.
A polícia foi convocada para evitar qualquer tipo de reação popular contra a decisão adotada no plenário José Gonçalves da Silva. A decisão causou surpresa, mas justificada a partir do fato que o legislativo de Ipaumirim conta com nove vereadores e não pode ficar se reunindo apenas com oito. Vando está tentando um habeas corpus para responder a acusação em liberdade ou, numa outra vertente, ganhar a autorização do Poder Judiciário no sentido de poder participar das reuniões.
Enquanto a justiça não toma uma decisão, Cineide resolveu convocar o primeiro suplente. O mais interessante é que Roberto obteve 279 votos ou apenas 10 a menos que o titular da vaga o qual conquistou 289 sufrágios. A coligação de ambos teve como candidato a prefeito o vitorioso, Geraldo dos Santos. Outro motivo teve como base uma determinação do juiz da comarca de Ipaumirim, Francisco Marcelo Alves Nobre, alegando as mesmas razões.
O Poder Legislativo daquela cidade se reúne toda quinta-feira pela manhã e havia comentários em torno da possibilidade de uma manifestação contra o ato de convocação número do primeiro suplente da coligação para assumir o mandato. O ato será promovido por correligionários e parentes de Vando insatisfeitos com a decisão. Não houve o protesto, mas, mesmo assim, a polícia ficou de plantão enquanto a sessão ordinária acontecia.

"Não temo ameaças. Essa casa é um lugar de respeito e estou apenas acatando uma decisão judicial para não ser prejudicada", disse a presidente Cineide Vieira antes de dar posse ao suplente. Já o vereador Roberto Paulo Jorge fez uso da tribuna momentos após assumir a função de vereador. Ele confessou não estar totalmente feliz por conta de uma posse nestas circunstancias e, ao mesmo tempo, manifestou a alegria de ter a chance de poder contribuir com o progresso de Ipaumirim.