quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Luciano Augusto

Os Secretários e dirigentes de órgãos municipais de cultura do Ceará se encontram em Fortaleza hoje (26) e amanhã (27), no Condomínio Espiritual Uirapuru (Castelão) para participar da primeira edição do projeto Diálogos da Cultura. O Encontro dos Gestores Municipais de Cultura busca alinhar a política cultural do Estado com a dos municípios cearenses.
Com as mudanças nas administrações nas últimas eleições municipais, a Secult entende que é preciso estreitar as relações e apresentar as políticas do Estado aos novos gestores. Este entendimento visa a compreensão da diversidade cultural cearense, que impõe ao gestor a dimensão de uma política cultural regional, que contemple a preservação, a produção, a formação, a difusão e a distribuição de bens e serviços culturais, envolvendo:
1. a elaboração e implementação de calendário regional turístico cultural;
a circulação regional das diversas formas de expressão cultural características das regiões do Estado;
a implementação de ações efetivas para a disseminação do livro e da leitura, como ferramenta fundamental da formação cultural;
a participação do poder público municipal na articulação artística-cultural, incentivo para difusão dos editais e no mapeamento cultural do Ceará;
SERVIÇO
DIALOGOS CULTURAIS
Data: 26 e 27 de fevereiro de 2009
Local: Condomínio Espiritual Uirapuru - CEU Fortaleza-Ce (Av. Alberto Craveiro, 2222, Castelão)
Hora: Dia 26/02 - 7h30 às 20h e Dia 27/02 – 7h30 às 17h
Comentário:
Aí está uma boa oportunidade para discutir a inserção da Festa de São Sebastião no calendário
turístico cultural. O turismo religioso do município precisa ancorar-se em outras iniciativas para conquistar mais espaço.
ML