terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

MEC apresenta projetos a secretários



A meta é melhorar a interação entre os gestores municipais e o Ministério, permitindo ações articuladas.

Receber informações sobre os principais projetos e programas na área de educação básica, além de aproximar a esfera federal das demandas e particularidades regionais dos municípios. Contando com a participação de 305 dos 351 titulares municipais de educação do Ceará e do Rio Grande do Norte, foi aberto, ontem à noite, o primeiro encontro dos novos secretários de Educação com o Ministério da Educação (MEC).

A perspectiva do MEC é promover, até abril, outros dez encontros envolvendo os demais estados. Em Fortaleza, o encontro será realizado no Hotel Grand Marquise até a próxima sexta-feira (dia 20), quando serão apresentados e discutidos os conteúdos de programas e ações em educação básica. O evento também conta com a parceria da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

A abertura do encontro foi feita pela secretária de Educação Básica do MEC, Maria do Pilar Lacerda, que destacou a doação do MEC de um computador portátil para cada participante. Além de equipar as secretarias, o objetivo é melhorar a interação entre os secretários municipais e o Ministério.

“Pensamos essa doação como uma forma de facilitar o acesso dos secretários aos conteúdos da educação básica, sem que fosse preciso gerar uma quantidade absurda de documentos. O computador facilita o uso desses programas e a portabilidade”, disse a secretária durante a abertura.

Para Rosilene Lucas, secretária de Educação do município de Santo Antônio (Rio Grande do Norte), além da aproximação com o MEC, ela acredita que o encontro permitirá a troca de experiências em educação entre os representantes municipais. “Somos de uma região com muitas semelhanças. Pode ser que haja experiências em outros locais que possam ser aproveitadas em Santo Antônio”, opina.

Já para a titular de Paraipaba, Vanderli Cordeiro Damasceno, o fornecimento do computador permitirá levar esses conteúdos para as equipes de educação do município.




Perguntar não ofende

Quais são as metas da Prefeitura Municipal de Ip com relação a educação básica? Alguém conhece? Se conhece, é bom divulgar. Afinal somos todos nós os patrocinadores dos programas de governo.