terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Eleições de 2010 – o que se passa nas hostes tucanas


Por Cairo Arruda
(membro da ACI e ACEJI)


O governador Aécio Neves (PSDB) acaba de dar mais uma demonstração clara do seu alto espírito político-partidário, ao convidar o seu colega e correligionário José Serra, para (já que este acatou a sugestão de prévias, visando à definição do candidato do partido à eleição presidencial de 2010), acompanhá-lo Brasil afora, em pregação, conscientização e preparação das bases partidárias para tal procedimento.
Com essa posição, pordemais democrático-partidária, o Gestor mineiro, deixa claro, o seu grau de desprendimento e coerência em relação às suas pretensões de chegar ao Planalto: sem atropelar ninguém, sem enfraquecimento do partido, acatando o resultado das prévias, a reforçar mais e mais, a democracia partidária.
Mas, pelo que vi na mídia, ainda está havendo uma sutil discrepância entre ele e Serra, quanto à época em que as prévias devem ser realizadas – aquele, aponta a necessidade de que elas se realizem ainda neste ano, e este, sugere em 2010. Todavia, acredito que chegarão a uma unidade de pensamento, até porque, a decisão final é da Executiva Nacional do PSDB, baseado logicamente na resolução do TSE, que já foi consultado sobre quando e como essas prévias devem ser procedidas.
Um outro ponto discordante entre algumas alas da agremiação tucana, é o que se refere à chapa própria (puro sangue). O próprio Aécio (salvo engano), considera importante, a abertura do leque, para que haja coligação com outros partidos, reforçando assim, o esquema pessedebista, tendo em vista o próximo pleito.
O Deputado Estadual paulista, Renato Amary, (PSDB), antecipando as coisas, em discurso numa solenidade de inauguração de escolas pelo Governo Paulista, lançou a chapa “puro sangue” – José Serra/Alckmin, para presidente e vice. O que demonstra o desejo e empolgação de alguns partidários de Serra, para que o candidato tucano saia mesmo de SP.
Porém, muita água ainda vai passar por debaixo da ponte, sendo, portanto, muito cedo para se saber quem é quem, e de onde partirá realmente o postulante tucano ao cargo de Presidente da República, se de Minas ou de São Paulo.
É esperar para ver!

E-Mail: cairomiri@yahoo.com.br