quarta-feira, 30 de julho de 2008

Se liga, IP !!!

Interior terá 60 novos centros tecnológicos
Yanna Guimarães
da Redação

Uma parceria entre os governos Federal e Estadual promete quase 60 novos centros tecnológicos em todas as regiões do Estado. Dentre eles, seis novas unidades e dez extensões, todas do Cefet, e um Centro de Educação a Distância, que será sediado em Sobral. A promessa é que tudo esteja pronto até 2010



Cláudio Ricardo Gomes de Lima, diretor do Cefet-CE, diz que a criação dos centros tecnológicos vai alavancar o desenvolvimento do Interior (Divulgação)
Um interior técnico e cheio de possibilidades de emprego. Foi-se o tempo em que para garantir uma boa capacitação era necessário migrar para a Capital. Uma parceria entre os governos Federal e Estadual promete tornar tudo isso possível até 2010. Várias ações já estão em andamento, como a instalação de novos seis Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) em Acaraú, Limoeiro do Norte, Sobral, Crateús, Quixadá e Canindé. Além deles, mais de 50 outros centros tecnológicos menores em outros vários municípios e um Centro de Educação a Distância, em Sobral, iniciativa do deputado federal Ariosto Holanda (PSB).
Ele diz que, se de um lado há muita gente procurando emprego, de outro há muito trabalho sem profissional. "Temos muitos analfabetos funcionais, ou seja, pessoas que sabem ler e escrever, mas não sabem como usar essas habilidades, não sabem como entrar no mercado de trabalho". Para mudar essa realidade, o primeiro passo é a ampliação dos Cefets no Interior. Serão dez em todo o Estado até o fim do ano. Além da unidade de Fortaleza, os centros de Maracanaú, Cedro e Juazeiro do Norte já estão funcionando. Paralelamente à instalação das novas unidades, serão investidos R$ 18 milhões em dez unidades de extensão.
Elas serão implantadas em Caucaia, Baturité, Aracati, Tauá, Ubajara, Tianguá, Camocim, Jaguaribe, Morada Nova e Tabuleiro do Norte. Para completar a rede federal de ensino técnico, serão dois Núcleos de Informação Tecnológica, em Alto Santo e São João do Jaguaribe, e 39 Centros de Inclusão Digital (CID) em distritos dos municípios de Aracoiaba, Piquet Carneiro, Tabuleiro do Norte, Limoeiro do Norte, Russas, Orós, Itaiçaba, Itapipoca e Baturité. "São estruturas de multimídia que vão se ligar diretamente com o Cefet", explica Ariosto. Todos esses centros vão formar o Instituto Federal de Ensino Tecnológico do Ceará.
"Muita coisa vai mudar, principalmente esse quadro de uma Capital inchada e um Interior pequeno. Vai criar uma classe média emergente nessas cidades, uma nova força de trabalho", destaca Cláudio Ricardo Gomes de Lima, diretor do Cefet-CE. Mas o investimento em capacitação técnica no Interior não termina por aí. No nível estadual serão construídas duas Faculdades Tecnológicas (Fatecs), em Itapipoca e em Iguatu. Já existem duas unidades, uma em Juazeiro do Norte e uma em Quixeramobim. Nos municípios próximos haverá a rede do Centro Vocacional Técnico (CVTec), que são dez escolas técnicas de nível médio.
Essas escolas serão construídas a partir do ajuste de dez, dos 33 Centros de Vocação Tecnológica (CVTs) que já existem. A diferença é que o CVT atua no nível de educação profissional inicial e continuada, com cursos de 60 a 120 horas. Já o CVTec dá cursos de dois anos. Nos outros 23 CTVs, a Secretaria de Educação do Ceará (Seduc) vai implantar o ensino médio integrado ao ensino técnico, incorporando os centros pelo programa Brasil Profissionalizado, do Ministério da Educação, que financia a iniciativa de ampliação da oferta do ensino médio integrado ao ensino técnico no País.
E MAIS
A Instituto Federal de Ensino Tecnológico do Ceará, formado pelos Cefets e centros menores, passa a ter porte de universidade federal. Os Cefets, no entanto, passam a atender pelo nome de Instituto Federal. As várias unidades no Interior serão campi e o Instituto terá um reitor e não mais um diretor geral, como era com o Cefet.
Os primeiros 100 professores para o Interior já estão sendo selecionados. O Cefet-Ce está com inscrições abertas até amanhã para concurso público. São ofertadas 100 vagas para cargo efetivo de professor do ensino básico, técnico e tecnológico, sendo uma vaga para Fortaleza; 30 para Limoeiro do Norte; 28 para Sobral; 27 para Quixadá; e 14 para Maracanaú. As inscrições são feitas pelo site www.cefetce.br até as 18 horas do dia 25. O candidato tem de pagar taxa de R$ 70, por meio de boleto eletrônico, em qualquer agência bancária ou lotérica.
Um projeto de lei está para ser enviado pelo Ministério da Educação (MEC) à Casa Civil da Presidência da República, para que seja encaminhado ao Congresso Nacional, um projeto de lei que cria a 2ª universidade federal no Ceará, denominada de Universidade Federal de Integração Luso Afro-Brasileira (Unilab). A nova universidade será sediada em Redenção. A expectativa é que a universidade inicie suas atividades até 2010.
O projeto de lei deverá prever, inicialmente, que cinco mil vagas sejam ofertadas, com possibilidades de ampliação nos semestres seguintes. Será um pólo em cada país de língua portuguesa. A escolha de Redenção deve-se, de acordo com Mota, à importância que a cidade representou para o fim da escravidão no País, por ter sido pioneira na libertação dos escravos.
UNIDADES DESCENTRALIZADAS
Os centros tecnológicos que serão instalados no Interior terão especialidades conforme a necessidade da área. Por enquanto, as áreas já definidas são: Quixadá: licenciatura em Química e curso técnico em Turismo. Acaraú: curso técnico de Pesca e curso técnico de Aqüicultura. Limoeiro do Norte: cursos tecnológicos (ensino superior) em Mecatrônica, Alimentos, Recursos hídricos em irrigação e Recursos hídricos em saneamento. Cursos técnicos em Eletroeletrônica, Mecânica, Meio ambiente e Fruticultura.
Fonte: Cefet-CE.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá pessoa linda achei lindo o seu blog e gostaria de trocar com vc links bjs.