quarta-feira, 16 de julho de 2008

16 de julho: nosso blog homenageia Nossa Senhora do Carmo

Nossa Senhora do Carmo



HISTÓRIA:
O nome «Carmo» tem a sua origem em «Carmelo», um monte situado na povoação costeira de Haifa, a norte de Israel, na zona da Galileia. Em hebraico, este nome significa «jardim», e em latim «poesia». Na Bíblia, o monte Carmelo é descrito como um lugar de grande beleza. Diz-se que ali eram adorados vários deuses pagãos, como Baal, a quem eram sacrificados animais. Um dia, durante a prática deste ritual, uma nuvem pequena como a palma de uma mão veio do mar, e de repente o céu escureceu e uma chuva abundante começou a cair. Os escritores do século XIV associam a este evento o aparecimento da Virgem, embora esta só aparecesse no reino dos humanos 500 anos depois. Alguns autores referem que Nossa Senhora trazia já no colo aquele que havia de se tornar o salvador do mundo, Jesus, e que à sua volta, entre as nuvens, estavam presentes seres angélicos. A partir dessa altura, muitos profetas passaram a visitar o Monte Carmelo como local de culto. Em meados do século XII, um grupo de devotos da Terra Santa decidiu instalar-se no vale mais próximo, escolhendo como patrona a Virgem Maria. Esses fieis ali construíram a primeira igreja dedicada a Nossa Senhora do Carmo. Nesse mosteiro foi criada uma forma de culto mariano; os devotos viviam em comunidade, dando origem à Ordem das Carmelitas. Marcada por grande espiritualidade, a vida das carmelitas obedecia às regras da castidade, pobreza, oração, jejum e silêncio.
FESTA: 16 de Julho
LENDA: A história conta que Simón Stock era um grande devoto da Virgem e pedia privilégios para a sua ordem religiosa. Depois de muitas súplicas, a Virgem apareceu-lhe e falou com ele, transmitindo-lhe várias mensagens. Alguns estudiosos pensam que se trata de uma simples lenda acrescentada às múltiplas narrações épicas da vida dos Santos utilizadas para aumentar a fé das pessoas.
NASCIMENTO: Apenas existe o registo da data da entrega do escapulário da Virgem a Simón Stock, a 16 de Julho de 1251
PROTECÇÃO: Contra assaltantes, pessoas negativas, contra os sentimentos de orgulho e o desejo de poder. A Virgem é invocada sempre que é preciso assumir uma atitude de humildade e modéstia, e também quando se baptiza uma criança.
PROFISSÕES A QUE PRESIDE: Floristas, educadores, professores, todas as profissões ligadas ao mar (protege dos naufrágios e das tempestades); ajuda ainda a encontrar pessoas desaparecidas.
REPRESENTAÇÃO: Nossa Senhora do Carmo surge entre as nuvens, com o menino ao colo e protegida pelos Anjos


ORAÇÃO: «Deus grande e santo, que desde a Antiga Aliança nos quisestes assinalar no Monte Carmelo a Vossa presença pela voz dos santos profetas, sabemos que na Nova Aliança nos escolheste como Vosso elo de contemplação. Iremos ao Vosso santuário em nome de Maria, Virgem e Mãe, e Te pedimos que, por sua intercessão, nos possais conceder a Vossa presença e o Vosso amor. Deus te salve, Nossa Senhora do Carmo, Virgem contemplativa, noiva belíssima. Derrama sobre nós uma chuva abundante de graças. Guia-nos através das tempestades desta vida, Ó Estrela e Rainha do Mar! Ensina-nos a rezar e a contemplar, Mãe formosa do Carmelo, e mostra-nos Jesus, o fruto do teu bendito ventre. Amem.»

Nossa Senhora do Carmo é a padroeira de Recife. Como a minha devoção é muito antiga - herdei da minha avó - quem sabe, de repente, por ela eu vim parar por aqui, nesta cidade que eu escolhi para viver e que gosto tanto das ruas, dos rios, dos contrastes e dos desafios.

Nenhum comentário: