quarta-feira, 30 de julho de 2008

Alô candidatos: que tal pensar a educação no município?

JUAZEIRO DO NORTE SEDIA CONGRESSO DE EDUCAÇÃO
Por: Alexandra Souza/Tarso Araújo
30.07.2008

Começa hoje e segue até o dia 1º de agosto, o Congresso de Educação do Cariri, em Juazeiro do Norte. O evento pretende reunir profissionais da área de educação, psicólogos e psicanalistas de várias cidades nordestinas. Segundo os organizadores do congresso mais de 1.500 pessoas, de 120 cidades nordestinas, já estão inscritas. Deste total, 64,7% são do Ceará; 13,3% do Piauí; 12,5% de Pernambuco; 9,8% da Paraíba; e os outros 1,4% são da Bahia, Rio Grande do Norte e Alagoas.
O Congresso de Educação do Cariri tem como objetivo principal compartilhar experiências na área de ensino, contribuindo para a formação continuada de professores da região e trazendo momentos de reflexão e troca de experiências. Especialistas de todo o país estarão presentes no evento. Entre os palestrantes, está o médico e professor Içami Tiba, que já realizou mais de 80 mil atendimentos psicoterápicos a adolescentes e suas famílias, escreveu diversos livros sobre educação e ministrou milhares de palestras em escolas e programas de TV.
Destaque-se também Cipriano Luckesi, graduado em Filosofia, mestre em Ciências Sociais e doutor em Filosofia da Educação. O educador traz para o Congresso uma palestra que enfoca a importância do afetivo e do cognitivo na educação, questionando criticamente o foco no cognitivo pela prática educativa tradicional e propondo a necessidade de voltarmos nossa atenção para a afetividade.
Durante os três dias de congresso, serão desenvolvidas várias atividades –como palestras, mini-cursos e oficinas – abordando temas ligados àeducação, especialmente questões ligadas a valores e emoções no contextoda prática pedagógica. O Congresso de Educação do Cariri é uma iniciativa que visa contribuir com a formação continuada de professores da região, trazendo momentos de reflexão e troca de experiências. Mais informações pelo site http://www.congressojuazeiro.com.br/.

Nenhum comentário: