domingo, 15 de maio de 2011

Orkut X Facebook: quem dominará?


Vivemos em constante evolução, seja ela positiva ou negativa, como defende alguns pensadores da teoria evolucionista. Considerando a evolução individual e social pela qual passamos ao longo dos séculos, é pertinente tratar das questões que abordam a migração dos “orkutianos” para o facebook. Mudança recente, mas revolucionária que gera uma insegurança a rede social da Google.
Por volta de sete anos atrás, quando tinha cerca de nove anos de idade, lembro bem que nesse período o mundo virtual brasileiro foi marcado pelo início da popularidade do Orkut. Era um espaço misterioso, todos queriam saber do que se tratava e poucos tinham acesso. Minha conta ainda é dessa época em que uma pequena minoria tinha ingresso ao sistema, lembro de ter recebido o convite de um colega.
Conhecendo aquele novo mundo, que só era permitido para maiores de dezoito anos (ainda hoje não contemplo a faixa etária) comecei a adicionar quem conhecia, escolhi algumas poucas fotos, pois o limite era de doze fotos no álbum e fiquei ansioso para receber o primeiro recado.
Algum tempo depois, o cadastro ao Orkut estava livre, com o maior acesso da população aos serviços online, o Orkut passa a ser pertinente a quase toda população brasileira, fato que abriu espaço até para o surgimento do estereótipo “não está no Orkut, não existe”.
A rede sofre transformações e cresce cada vez mais. No decorrer desse crescimento esplêndido, surge então o facebook. A nova rede social, provinha de uma ideia universitária, que não visava lucros, mas tornou-se uma das empresas mais valorizadas do mundo.
De início, olhado com muita estranheza pelos “orkutianos”, cheguei até a pensar que o facebook nunca ultrapassaria o Orkut no Brasil. No entanto não hesitei em fazer a minha conta no novo espaço social. No princípio tinha poucos contatos, quase não entrava lá. Todavia, fui recebendo várias solicitações de amizade e me adaptando a novidade virtual. Hoje quase não entro mais no Orkut.
O processo migratório está cada vez mais intenso. Podemos considerar como um dos fatores importantes dessa migração a banalização do Orkut. O sistema não é mais aquele espaço de relacionamento social sincero. Depois que criaram os sites de recadinhos prontos, as nossas páginas de recado estão sempre lotadas de mensagens que não foram escritas por nossos amigos. Vivo procurando aquele recado simples, mas sincero, que nos é exclusivo, que não foi encaminhado com apenas um clique para toda a lista de amizade. Anseio por aquele recado “Olá, como estás? Quais são as novidades? Está tudo bem comigo, estou feliz por você ter alcançado aquele sonho antigo.”, escrito com letras simples e sem imagem de fundo, mas que mostram a nossa verdadeira importância na vida de uma pessoa.
No facebook ainda temos o privilégio de encontrar esses valores, inclusive porque o sistema lá é de mensagens, que se relaciona muito com os clássicos e-mails. É válido salientar que no facebook temos a nossa disposição uma série de ferramentas que garantem um pouco mais de privacidade do que no Orkut.
É de fundamental importância considerar que os dois sistemas têm seus pontos positivos e negativos. Entretanto a Google precisa melhorar bastante o seu velho Orkut para conseguir restabelecer o seu poderio virtual em redes sociais.
Caio Josué

Fortaleza, maio de 2011

Um comentário:

Unknown disse...

realmente o Orkut ñ é mais o mesmo. mais nuca é tarde para renova!
o Facebook é um sistema bom mais um pouco limitado para o Orkut. o Facebook é um sistema muito exposto onde vc ñ pode ter aquela privacidade sem q todos seus amigos veja, vc cria um grupo de recado mais se vc fazer um comentário ate o amigo do seu amigo poderá ver e também comenta. eu sinto saudade do velho Orkut onde eu conheci minha namorada q hoje se torno minha mulher e q hoje espera um filha(o)meu. realmente conheci muitos amigos e fiz coisas q no Facebook eu nunca faria pq é muito exposto e muito artificial em questão de amizade pq é muito facio vc fazer uma amizade q preencha sua lista de amigos e fique online em seu bate-papo, mais ter afinidade ou privacidade em questão de recadinhos no mural re recado ou uma postagem de foto para seu amigo ou amiga, e outras coisas mais. eu acho q se o Orkut troce-se uma pouco daquele velho Orkut com novas ideias eu deixaria meu Facebook para ficar mais no Orkut. eu to no Facebook hoje pq todos aqueles q conheci no Orkut passarão para o Facebook mais depôs q passei para o Facebook eu ñ fiz uma amizade melhor doq no Orkut. a cada dia chega 3 ou 5 amizade para eu acc mais de pessoas q nem amenos sabe q mandarão aqueles convites, são convites mandado pelo próprio sistema do Facebook. no Orkut nos podíamos entra no perfil da pessoa e ver se interessava pelo amigo(a) e dai enviava o convite na espera da aceitação, era muito bom quando era assim. uma coisa q vcs ñ sabe é q o Orkut é mais avançado q o Facebook mais é só vcs repara logo quando vcs entra em um perfil do Orkut vc ver vídeo em perfil e textos com lindas mensagem e pequenas frases. no Orkut vc também pode manda recados do seu jeito de varias cores e com (códigos HTML) e muito mais como enviar vídeos reproduzi imagens gif. coisas q o Facebook ñ faz, o Facebook só cria montagem com imagem e texto e publica para vc compartilha, e isso é muito artificial, pra mim se torna limitado, to nele por causa dos meus amigos mais nem por-isso deixo de abri meu Orkut