segunda-feira, 23 de maio de 2011

Boas novas em IP



O projeto “ Ler pra crer- Casa Jerônimo Jorge ” é uma proposta de intervenção, produção e promoção artística através da literatura em sua diversidade de gêneros. Tem por objetivo geral estimular a produção literária em culminância com a produção artística juntamente a oficinas que despertem o interesse e o contato com todo tipo de obra e expressão artística valorizando a cultura cearense.
Estas atividades a princípio serão: silk scren / stencil art, onde os participantes poderão reproduzir em camisetas e cartões diversos, poemas e assuntos relacionados a autores estudados dentro da oficina em questão. Outra seria oficina de xilogravura e literatura de cordel, onde também a importância da produção literária caminha junto a produção artística. E demais iniciativas que compreendem a arte contemporânea em diversos contextos, que se fará uso em decorrência da demanda e do estudo geográfico.
O público-alvo serão crianças de 6 à 12 e jovens até 29 anos. Porém será ofertado cursos para todo tipo de público como a terceira idade e “ deficientes”.
A importância de iniciativas como esta, além de introduzir todos os valores culturais/ estéticos e intelectuais para os participantes, se dá também em proporcionar e criar uma cultura artística local onde não há aparentemente nenhuma iniciativa concreta relacionada ao tema. Importante dizer que a iniciativa propõe como possibilidade de geração de renda aos participantes a venda dos produtos confeccionados em feira cultural.
A cidade escolhida para execução do projeto é Ipaumirim, localizada no sul do Estado do Ceará. Por ser uma cidade de característica sertaneja, a falta de vivências que promovam o desenvolvimento crítico e artístico, de caráter político social, a cidade torna-se vulnerável à cultura de massa.
Os espaços de formação cultural / artística ou de integração se reduzem a educação escolar, que são duas.
O desenvolvimento econômico é através de pequenos comércios locais, das pequenas atividades agrárias e a própria prefeitura.
Todo mês de janeiro a cidade recebe romaria, a terceira maior do estado, devida homenagem da igreja católica. Tendo por isso um fluxo de pessoas muito maior.
Algumas iniciativas de instituições do estado e de pessoas da cidade de Ipaumirim começaram a surgir a partir de uns anos pra cá. Mas neste momento atual, as condições de educação e políticas educacionais de desenvolvimento humano na cidade ainda carecem de atenção.
Coordenador: Felipe Gregório Castelo Branco Alves

Enviada por Erivando Teles

Nenhum comentário: