sábado, 20 de outubro de 2012

Missão do Técnico de Futebol

Por Cairo Arruda
 (membro da ACI)
Todo o técnico de futebol, por modesto que seja o seu time, sua missão é espinhosa , carregando sobre os ombros uma grande responsabilidade, pois os seus superiores e torcedores são sempre muito exigentes quanto ao bom desempenho da equipe. Quando ela é derrotada, a culpa é, geralmente,  sua . Cada um tem o seu  estilo e método de orientar os seus comandados.

Quando se trata de uma seleção nacional, a sua responsabilidade torna-se maior, fazendo parte do contexto, vários fatores, inclusive a sorte. Porém, o seu principal objetivo é procurar acertar, visando sempre dar à equipe o maior número possível de vitórias.
Mano Menezes, durante o período em que dirige a nossa seleção de futebol, discretamente, vem orientando-a  de modo a atingir essa meta, procurando, de comum acordo com a CBF, inovar, valorizar ao máximo “a prata de casa”, aproveitando os jogadores que integram os diversos times brasileiros.

Admiro-o  pela sua discrição e modéstia na maneira de atuar e orientar os seus pupilos, e como ele lida com a imprensa.
Nessas últimas partidas da seleção, Mano Menezes, com  a sua sobriedade, firmeza e humildade, demonstrou que está fazendo com que a nossa equipe “deslanche” efetivamente, obtendo vitórias importantes; e  bem entrosada, rendendo o suficiente.

As pelejas com o Iraque e Japão confirmaram isso, e os resultados satisfatórios, demonstraram que o nosso técnico está percorrendo o caminho certo; preparando objetivamente a seleção  visando à Copa das Confederações, a realizar-se  em 2013.

 Estou otimista  e esperançoso quanto ao desempenho futuro  do nosso escrete, e que ele também não vai nos decepcionar no Campeonato Mundial de 2014!

Nenhum comentário: