quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Como na música: Você e eu somos iguais. Não mudamos jamais.



A vitória dos candidatos Jaime Júnior/Diassis Pereira à Prefeitura de Icó, no último dia 7/10, derrotando a atual dupla Marcos Nunes/Charles Peixoto, a meu ver, reveste-se de uma simbologia especial: A quebra do monopólio de uma oligarquia, representada por dois representantes de famílias que mantiveram no poder nas décadas de 1980/90. Nunes/Peixoto.
 
Não são necessariamente os clãs Nunes/Peixoto em si que foram os detentores do poder local, mas a idéia ou ideologia do retorno ou a conservação de anos em que o município viveu, na verdade um saudosismo às velhas elites icoenses, que tão bem essas últimas através de seus atores souberam representar.
 
A competição para entrar no governo é, em parte, uma competição para obter privilégios. (Krueger, 1974, p. 293) e é exatamente isso que acontece com a eleição de Jaime Júnior. Com ele imagina-se que outros grupos sociais negligenciados pela ‘elite’ anterior terão chances de partilhar do poder municipal – fato que aconteceu provisoriamente quando Jaime Júnior foi prefeito por nove meses, em 2009, e foi bem avaliado.
 
A eleição de Jaime Júnior deve ser aplaudida, pois mostra o rompimento com a continuidade de grupos políticos que se perpetuam no poder, nocivos à saúde democrática. Mas até onde essa descontinuidade de classes privilegiadas é real? Até onde a mudança de poder é uma mudança real de atitude política personalista e patrimonialista? Até onde o simples mudar as pessoas sem a transformação das estruturas do estado (o município é um estado em miniatura) terá efeito benéfico à sociedade?
 
Certamente a junção de interesses, os mais diversos, na coligação num raio do DEM ao PT, incluindo-se o PSDB, PV, PR e PSL, será conflituosa.
 
Terá a coligação “Mudança com Coragem e Honra”sustentabilidade por muito tempo ou será mera chuva de verão, que tão logo passe entregue novamente o poder às ‘velhas’ oligarquias?
 
Se a administração Jaime Junior pautar-se na sobriedade, afastando-se o mais possível do personalismo e do patrimonialismo terá vida curta, pois como acima afirmamos, a busca pelo poder é a busca por privilégios e num município pobre, como é o caso de Icó, muitos dos apoiadores de Jaime estão em busca de uma sombra na ‘arvore’ da prefeitura. E, caso, adentre pela política do assistencialismo, nepotismo, personalismo e patrimonialismo, em pouco se diferenciará da política anterior.
 

Nenhum comentário: