domingo, 27 de janeiro de 2008

No contexto da festa

A Associação Cultural e Recreativa de Ipaumirim (ACRI) melhorou muito a sua programação produzindo seus eventos com planejamento prévio. O VI Encontro de Filhos e Amigos de Ipaumirim obedeceu à programação e atendeu às expectativas. Fez o que prometeu. Isso é bom porque dá credibilidade, legitima a entidade e mostra que respeito é bom e todo mundo gosta.

Missa em Ação de graças pelo VI Enontro de Filhos e Amigos de Ipaumirim
Foto capturada no site da Paróquia de Ipaumirim
A missa celebrada pelo bispo diocesano do Crato, D. Fernando Panico, e o vigário local, Padre Ranilson, teve a participação da comunidade também na leitura dos textos e orações. Meia-noite, no intervalo da festa dançante, a comunidade abraçou a Matriz simbolizando a importância da fé, da solidariedade e da união de todos na construção de melhores tempos. Foi um momento muito bonito porque a comunidade se deslocou da festa, na praça ao lado, para o grande abraço coletivo.
O BAILE

Muita gente, animação e carnaval no tradicional baile que ocorreu na Praça Coronel Luiz Leite da Nóbrega, ao lado da Igreja Matriz. No intervalo, foi lançado o singelo livro de poemas – A arte da poesia, do radialista Cícero Pereira dos Santos. É a segunda vez que a ACRI abre espaço para estimular talentos literários no contexto da festa. O mais foi festa, muita festa..........


Festa na praça
(Foto cedida por Laura Gonçalves da Nóbrega)


No baile, foi protagonizado o acontecimento mais insólito e prosaico, ou, como dizem os mais jovens, o maior mico da festa. Vou compartilhar com vocês esse episódio tragicômico, digno das novelas de Dias Gomes. A conterrânea Zélia Gonçalves, filha de Manu Gonçalves, pintou um quadro muito bonito e entregou a Zenira, diretora social da ACRI, para ser leiloado. O valor arrecadado seria dividido entre a entidade e a paróquia. Na hora do leilão, o quadro foi exposto, de mesa em mesa, e Carlos Zabumba ordenando o pregão. Em determinada mesa, tinha uma mulher (juro que não sei quem é) que, segundo dizem, estava bebiiiiiiiinha, e cobria toda oferta. Quando bateu o martelo, a famosa arrematante disse que o seu lance foi dez reais a menos e, portanto não ia pagar. Aí, de repente, eu entendi porque faltou bebida na festa. A prefeita de Orós, filha de Ipaumirim, para sanar a situação e resolver o impasse, decidiu comprar o quadro. Deixaram a obra junto da orquestra e na hora de entregá-la para a compradora, cadê o quadro? Todo mundo animado brincando o maior carnaval e o quadro S U M I U.......... até hoje ninguém sabe onde foi parar. Houve quadro mas não houve leilão nem venda. prejuízo da ACRI e da Igraja. Quem sabe a gente faz uma enquête aqui no blog: onde foi parar o quadro?



Zenira, diretora social da ACRI, e Fernando Luiz na animação da festa na praça
(Foto cedida por Laura Gonçalves da Nóbrega)


No mais, a festa foi ótima. Mas como nada é perfeito, faltou cerveja – o que é imperdoável - e foi preciso a ACRI sair correndo para providenciar de última hora. A cerveja chegou mas foi um freio na animação da festa. Outro problema é que a distribuição das mesas deveria ter aproveitado melhor o espaço disponível. Embora a praça estivesse lotada, havia condições para uma distribuição mais adequada. Ficaram espaços vazios, as mesas muito próximas e o serviço de bar foi comprometido tanto pela falta de planejamento na quantidade de bebidas quanto pela dificuldade de circulação entre as mesas. Nada disso atrapalhou a animação da festa mas é preciso atentar para esses pequenos detalhes e inclusive melhorar a qualidade das mesas e cadeiras porque tinham algumas um pouco danificadas pelo uso. Acredito que estabelecer critérios com antecipação para a organização do serviço de bar ajude bastante. Também senti falta de alguns petiscos para tira-gosto. Tinha uma barraca grande mas acabou desarmada na hora da festa. Quem sabe, padronizar pequenas barracas em locais estratégicos ajude um pouco a suprir essa demanda no próximo ano.
Foi tudo muito bom e tudo ocorreu com muita tranqüilidade. Rever os amigos e ver famílias inteiras divertindo-se naquele clima amistoso e alegre foi precioso. Parabéns aos organizadores.


###########


ENTREGA DE TÍTULOS

A solenidade de entrega de títulos de Sócio Benemérito (Jarismar Gonçalves Melo, Sílvia Paula Alencar Diniz e Auxiliadora de Souza) e Honra ao Mérito (Francisco de Assis Mangueira, Paulo Alves e Pedro da Nóbrega Jorge) foi bastante concorrida. Estavam presentes a diretoria da ACRI, o prefeito da cidade, o presidente da Câmara, o juiz, o padre, convidados, familiares dos homenageados e várias pessoas. A organização do cerimonial teve a assessoria de Dr. Franklin Santos, Assembléia Legislativa de Pernambuco, e tudo decorreu conforme o previsto. Muito bonita a voz do rapaz (não sei o nome) que cantou o hino do município (letra de Alberto Moura e música do maestro Rivaldo). Logo a seguir, o coquetel farto e bem servido agradou a todos.

Solenidade da entrega de títulos na Câmara Municipal de Ipaumirim
(foto cedida por Ana Luiza Gonçalves da Nóbrega)

Solenidade de entrega de títulos na Câmara Municipál de Ipaumirim
(foto cedida por Ana Luiza Gonçalves da Nóbrega)

Pedro da Nobrega Jorge recebe o título de Menção Honrosa,
(foto cedida por Ana Luiza Gonçalves da Nóbrega)

A Câmara Municipal de Ipaumirim que fica no 1°andar da Prefeitura Municipal, onde funcionou anteriormente o Banco do Brasil, parece que tem estrutura e instalações para ar condicionado. Mas só parece porque, se tem, não funciona. O calor insuportável deixa todo mundo incomodado. Eu fiquei imaginando como se podem discutir detalhes importantes de algum projeto de interesse no município naquele calor de crematório. Vai ver que é por conta disso que o povo não vai assistir as reuniões e portanto não sabe como se traçam e se tramam os destinos do município. Com todo respeito que tenho pelo legislativo, uma boa ONG embaixo da sombra de um juazeiro tem muito mais conforto para discutir questões polêmicas e enfrentar embates com vontade e garra que nossos vereadores naquela estufa. Quem sabe climatizando o ambiente, a cabeça esfria, as discussões podem até ser mais produtivas e o povo, por sua vez, se interesse mais em estar próximo das questões municipais. Estando mais próximo, escolherá representantes legítimos e comprometidos com os interesses da comunidade. E por falar em Câmara, a frente da prefeitura está bem acabadinha e suja.

#########
Banda Magnatas

Os magnatas ficaram literalmente entregues a seu destino artístico. Não tinha mesa na praça, a barraca de bebida estava desarmada, o pessoal que não estava interessado nas músicas mais modernosas ficou sem ter pra onde ir. Os magnatas tocaram para uma praça vazia. Desperdício de dinheiro e desatenção com os artistas. Depois, os poucos que assistiam foram embora porque não tinha ambiente de festa. Sempre tem gente que gosta de ficar na praça por conta do calor. Custava pouco colocar as mesas e servir alguma coisa. Afinal a estrutura já estava lá.
#########

I GRANDE FESTIVAL DE DESAFIOS E POESIA POPULAR DE IPAUMIRIM

I Grande Festival de Desafios e Poesia Popular de Ipaumirim, patrocinado pelo vice-prefeito Leylton Nery, aconteceu na Blitz, no dia 20 de janeiro, apresentando vários cantadores da estirpe de Geraldo Amâncio. Bastante concorrido e prestigiado pelos amantes da cultura popular em toda a região, os comentários foram elogiosos. Mais uma iniciativa de valorização da cultura popular que poderia continuar no próximo dia 20.01.2009 com o II Grande Festival de Poesia Popular de Ipaumirim.
#########

BLITZ

A Casa de Shows Blitz ofereceu uma programação mais voltada para a turma jovem com várias bandas de forró. Muita animação, muita gente bonita e muito clima para ficar. Haja pegação!!! As fotos da festa da Blitz estão disponíveis no site http://www.ipfest.com/

Bahia e Ceará se entendem na Blitz (Radmila e João Filho)
(Fonte: www.ipfest.com)


TOCA DO JIA

Ponto de encontro tradicional na cidade, a Toca, point de animação e cerveja gelada, ofereceu opções de divertimento aos visitantes.
######
CHURRASCARIA TAPETÃO


Ofereceu uma programação alternativa durante algumas noites.
#########

ENCONTRO DE FAMÍLIAS
Durante o evento, algumas famílias aproveitaram para realizar seus encontros anuais. Entre outros, a Família Gonçalves realizou seu III Encontro e as famílias Nóbrega e Jorge se reuniram, como todos os anos, informalmente, na residência de Socorro Duarte, em noite de muita animação e brincadeira. Todo mundo se divertiu.

(Encontro das famílias Nóbrega e Jorge na casa de Socorro Duarte)

#########
OS AMIGOS

Reencontrar amigos é sempre o melhor da festa. Nem vou citar nomes para não cometer injustiças.

Nenhum comentário: