domingo, 27 de janeiro de 2008

A cidade em revista

PRAÇA SÃO SEBASTIÃO


Point preferencial dos jovens antes das festas começarem. Muita animação e alegria. O único problema é o barulho excessivo que começa cedo, muito antes da juventude chegar. Observei, num dos dias, que o som começou por volta de três da tarde quando o pessoal se reúne de noite. O município precisa disciplinar a poluição sonora da cidade. O som da Praça São Sebastião precisa ter horário para começar e terminar. Afinal, vivemos no século XXI, tempo em que a maioria do mundo civilizado já disciplinou o uso do espaço público e estabeleceu regras saudáveis de convivência e civilidade. Quem sabe, pode-se baixar alguma norma determinando o volume máximo no espaço público e isso vale para todo mundo. Quem vive entre a difusora da igreja e o som da Praça São Sebastião deve estar com a audição comprometida.
##################

POLÍTICA LOCAL


As lideranças políticas discutem os arranjos e acordos possíveis. Todo acordo é a favor dos políticos e contra os eleitores. Onde tem acordo não tem compromisso com a comunidade. Acordo político é perversidade com o povo. ACORDA ALAGOINHA!!!! ACORDA ELEITOR!!! Com acordo político, você vai entrar em sono perpétuo e os seus descendentes vão hibernar por, no mínimo, três gerações adiante.
############


URBANIZAÇÃO E SANEAMENTO


O centro da cidade está limpinho mas a quantidade de ruas sem calçamento, sem saneamento e o crescimento desordenado demanda ações imediatas de responsabilidade do poder público. As casas arrumadinhas, simples mas bem cuidadas, construídas com dificuldade e as ruas em péssimas condições não correspondem ao esforço das pessoas em procurar melhorar sua qualidade de vida. Morar bem é cidadania.
##################

SAÚDE DOENTE


O que mais ouvi na cidade foram reclamações contra o atendimento na área de saúde. Falta de médicos, de medicamentos, de equipamentos e até de alimentação adequada para os enfermos tem sido a pauta das conversas quando o tema é saúde.


##################

EDUCAÇÃO

Outra pauta que circula nas rodas da cidade é a necessidade de melhorar as condições do Colégio Estadual. Muita gente insatisfeita. É difícil trabalhar com educação em tempos sombrios onde só as estatísticas interessam e a qualidade vai para o fim da lista das prioridades. Mas a comunidade junto com professores, diretores e alunos podem virar o jogo. Basta iniciativa, interesse e coragem. Afinal, a escola é de todos e quem não quer ter seus filhos numa boa escola?

##############

O FUTURO É AGORA


A comunidade precisa buscar alternativas de ocupação para os seus jovens. Implementar programas consistentes na área de cultura e esportes para desenvolver as habilidades de nossos jovens e prepará-los melhor. Se não cuidarmos deles, com certeza, alguém há de cuidar e não ficaremos felizes com isso.
###########

LANÇAMENTO DE LIVROS


Luma Dore lançou, dia 19, o II volume do livro "Filhos e Amigos de Ipaumirim”, às 19 horas, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ipaumirim. Em destaque: os filhos que voltaram á casa paterna: Fátima Josué, Vianor, Macial Olímpio e Luiz Nery (Lila) e os amigos Luiz Carlos, Olavo de Lima entre outros que prestaram serviço à nossa terra. O livro homenageia (in memorian) Dino Diniz, político do município, Dona Mirô, comerciante, e Sidney Ernane Dore, farmacêutico. O lançamento contou com a presença de Bosco Macedo e Edirceu Freitas. Luma Dore publica no site www. recantodasletras.uol.com.br
###############


HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO


A precariedade desse setor é complicada. A cidade precisa se organizar e buscar alternativas para atender a demanda. Cajazeiras pode ser um ponto de apoio para hospedagem mas a alimentação tem que ser resolvida no contexto da cidade.
###############

SEGURANÇA


A Polícia Militar prestou um competente serviço de segurança pública, conteve os excessos sem violência, atendeu às demandas do setor e sua atuação foi muito importante para a tranqüilidade da festa.

##############

DIVULGAÇÃO DA FESTA DE SÃO SEBASTIÃO


Como sempre, a festa é grande e a divulgação cresce no popular "boca-a-boca". Algumas emissoras de rádio da região têm dado apoio e, esse ano, o Diário do Nordeste abriu espaço no caderno Regional. Mas ainda é pouco, muito pouco. Estamos muito acanhados na área de divulgação. Precisamos profissionalizar esta atividade até porque a Festa de São Sebastião é o cartão de visitas do município.

Nenhum comentário: