sábado, 19 de janeiro de 2008

Turismo religioso mobiliza Ipaumirim

Subida da Pedra de São Sebastião
Foto de Erivando Teles
NOVENA
Dia 19.01
Nono Dia
Reflexão: São Sebastião, modelo para todos os cristãos. São Sebastião, que veneramos e invocamos nesta novena, foi, como todos nós, escolhido por Deus para a graça do batismo a serviço da igreja. Ele teve uma vocação particular a qual Deus o chamou, e desempenhou, na Igreja de Roma, um ministério de leigo. Recebeu de Deus excelentes carismas ou dons, para testemunhar a fé, praticar a caridade e padecer o martírio. Sem uma vocação ou dom especial de Deus, ele não poderia ter cumprido os deveres cristãos unidos às funções de militar, e ser coroado, enfim, com a grande graça de derramar o sangue por Jesus Cristo. Todos nós, cada um a seu modo e em seu lugar, fomos também chamados por Deus, primeiramente para o batismo, e depois para testemunhar na Igreja a vida de cristão. Todos recebemos do Espírito Santo dons e carismas, que são nossas qualidades sublimadas pela graça. Temos, certamente, funções ou ministérios na Igreja. Uns como pai de família, outros como jovens, cada um no seu ramo profissional. Nossa grande vocação é a vocação cristã, e nosso serviço à Igreja é o testemunho e a dedicação em qualquer lugar que estivermos. Nesse sentido, podemos e devemos, todos, ver em São Sebastião um exemplar de vida cristã. Os santos canonizados pela Igreja e entre eles São Sebastião nos são apresentados como modelos que devemos imitar, e não somente admirar. Roguemos ao Espírito Santo, ao final desta novena, sejamos capazes de divulgar nosso cristianismo na vida profissional que exercemos, como São Sebastião o fez.
Oração: Senhor, em encerrar esta novena em honra ao glorioso mártir São Sebastião, pedimo-nos o mesmo espírito que o fez tão forte, tão leal, tão dedicado. Infundi, Senhor, em todos nós os dons do Espírito Santo. Fazei-nos descobrir em nós os carismas que nos destes, para colocá-los a serviço de nossa comunidade. Enfim, Senhor, dai-nos, pela intercessão de São Sebastião, sermos perseverantes no cumprimento de nossos deveres cristãos até a morte. Por Cristo nosso senhor, na unidade do Espírito Santo. Amém. Pai-nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai. São Sebastião rogai por nós!
################


Subida da Pedra de São Sebastião
Foto de Erivando Teles


Turismo religioso mobiliza Ipaumirim


Com a igreja reformada e a cidade em festa, Ipaumirim é o centro de uma das principais romarias do Ceará durante a Festa de São Sebastião, entre 11 a 20 de janeiro.
De uma pequena manifestação compartilhada pelas cercanias do município, no início do século XX, atualmente, a cidade recebe, visitantes da região Nordeste e das outras regiões do Brasil. Para o vigário local, Pe Ranilson, a romaria expressa a fé do povo. “Vemos positivamente o intensificação da romaria. No dia 20, às 6.30h, teremos a missa na Pedra de São Sebastião, 10h é a missa solene, na Igreja Matriz e às 16h temos a procissão.”
O crescimento do turismo religioso demandou obras de infra-estrutura. A construção do novo acesso, mais espaçoso e mais confortável não foi suficiente para atender a demanda. O antigo acesso foi retomado para facilitar o tráfego dos romeiros. Acompanhando as vias de acesso, a cidade expandiu-se com a formação de novos bairros, instalações comerciais, bares e restaurantes além do comércio ambulante.
O prefeito do município, Dr. Luiz Alves, faz as honras da casa, “Já providenciamos a infra-estrutura de apoio para bem receber cerca de 6.000 turistas.”
O município, localizado numa região extremamente pobre e desassistida, sofreu um processo constante de emigração. O apogeu da borracha, a modernização centralizada na região Sudeste, a fundação de Brasília, a política de ampliação da fronteira agrícola do país, a construção das rodovias federais e, atualmente, a possibilidade da migração externa, representam, em
cada época , o horizonte migratório para a população local em busca de melhores condições de vida.
Raízes culturais e familiares, entretanto, trazem parte destes migrantes durante a Festa de São Sebastião. A concentração da visitação, no período, consolidou a tradição do encontro das famílias e dos amigos. Daí, surge a Associação Cultural e Recreativa de Ipaumirim (ACRI) criada por iniciativa de Zenira Gonçalves Gomes. A ACRI organiza, anualmente, o Encontro de Filhos e Amigos de Ipaumirim promovendo atividades culturais, sociais e religiosas que acontecem no contexto da Festa de São Sebastião. “A ACRI, em 2008, homenageia os filhos e amigos da terra que se destacaram pelos relevantes serviços prestados ao município. Serão entregues títulos de sócio benemérito e de Menção Honrosa aos profissionais empresários: Dr. Jarismar Gonçalves, Dra. Sílvia Paula Diniz, Dra. Auxiliadora Maciel e Menção Honrosa será entregue aos empresários Paulo Alves Freitas, Francisco de Assis Mangueira e Dr. Pedro da Nóbrega Jorge” informa Dr. José Nery Vieira, presidente da ACRI.
Para o empresário Bosco Macedo, “É tempo de confraternização mas devemos priorizar os atos litúrgicos para que voltemos abençoados por São Sebastião.”
As atividades sociais e culturais ocorrem em horários compatíveis com as cerimônias religiosas oferecendo atividades de lazer que atraem o turista que busca diversão. A iniciativa privada cuida dessa demanda oferecendo parques de diversão, bailes, shows, festival de poesia popular, entre outros atrativos, para cativar o visitante. O turista pode provar a rica cozinha regional nas barracas localizadas na Praça da Matriz. Entre os dias 17 e 20 de janeiro, é a hora do agito.
O vice prefeito, Leylton Nery, reitera o convite em nome do município: “Convidamos a todos para visitar o município durante as festividades, ressaltando que os ipaumirinenses são um povo acolhedor, alegre e religioso. Convidamos ainda os amantes da cultura popular para o I Grande Festival de Poesia Popular de Ipaumirim que acontece em praça pública, às 20h, no dia 20 de janeiro”.
Na procissão, o colorido vermelho das roupas e das janelas, bandas de músicas, faixas, cânticos, altares, fogos de artifício e a multidão emocionada que acompanha o cortejo produz um raro espetáculo de cultura popular que caracteriza os fenômenos de folkcomunicação.
No dia 21, a imagem volta a sua capela, no alto da Pedra. É hora de aguardar o milagre de um bom inverno.

Mais informações: http://alagoinhaipaumirim.blogspot.com/ e pelos fones (088) 35671141, 35671016, 35671136 e 35671124.



Texto original enviado ao Diário do Nordeste, foi editado e publicado hoje. Lamentamos a não inclusão do crédito da foto que é de Erivando Teles, o que foi informado com antecedência ao jornal junto com o envio das imagens.


##########


CONEXÃO IP


VI Encontro de Filhos e Amigos de Ipaumirim cumpre o que prometeu. A missa foi oficiada pelo bispo diocesano do Crato, D. Fernando Panico e pelo pároco Padre Ranilson. Igreja lotada, os fiéis prestigiaram a religiosidade antes de cair na diversão. No intervalo da festa dançante, novamente a comunidade abraça simbolicamente a Igreja Matriz como expressão de fé e fraternidade entre os filhos e amigos da terra.

############


A festa na praça trouxe de volta a animação dos antigos encontros. Começando com uma seresta, seguido de outros ritmos e finalmente um grande carnaval animou a comunidade.

##########

Gente demais na festa dançante, não deu pra ver todo mundo. Entre outros, registramos a presença de Bosco Macedo, Zenira e Terezinha Saraiva, Edirceu, Família Gonçalves, João Rolim e esposa, Família Felizardo, Zezinho de Zé Neco, Família Dias, José Ramos e esposa, Família Marinheiro, João de Donato que não vinha há muito tempo, Leylton Nery, Aldeísio Nery, Alba e Roceli Farias, Nilce de Souza e família, Geórgia Nery e o namorado, Luzanira Alves, Maria e Wilson Alves, José Gonçalves e família, Sérgio Ubaia, Terezinha Nery e Maria Líbia, Família Nóbrega, entre outras, que fizeram a alegria da festa.

##########


A Família Jorge, como sempre, animadíssima. Zeneide, Lindalva que desta vez trouxe o neto - um dos mais animados - , Salete e filhos, Jerôncio, Zé Lúcio, Roberto, Wescley, Pedro Jorge e Luciene, Fernando, Fátima, Socorro Duarte, Mana e muito mais gente.

############

Praça lotada, muito som e muita animação. A organização da festa satisfeita com os resultados. Parabéns, ACRI.

#########

O lançamento do livro A Arte da poesia, do radialista Cícero, no recinto da festa representa uma abertura da ACRI para outras iniciativas culturais.
##########
Na terra, JosecyAlmeida (ainda não o vi).

##########

Zélia Gonçalves doou um belo quadro, pintado pela própria, para leilão com renda a ser compartilhada entra a ACRI e a Igreja. Leilão animado até que o último lance foi dado por uma mulher (?). Martelo batido, a arrematante não honrou o compromisso. Que vexame!!! Vc entendeu? Eu não!!! Para resolver o impasse, a prefeita de Orós, Socorro Souza propôs a compra do quadro. Mas a novela não terminou por aí. Depois, eu conto o resto. Coisas de Ip!

##########

A maçonaria sempre presente prestando serviços a comunidade. Valeu, irmãos da Loja Maçônica Deus e Ipaumirim.

############

A Casa de Shows Blitz lotou com os shows das bandas Zunzueira, Forró Incendiário e Forró Sacode. Muita gente jovem e bonita, a festa terminou as 5 da matina. Hoje, tem mais com Zunzueira, Forró Lenhada e Swing do Forró.
#############

Muito concorrido o III Encontro da Família Gonçalves que se realiza, hoje, no sítio de Magna.

########
Hoje, além das atividades religiosas, a ACRI promove a solenidade de entrega dos títulos e show da banda Magnatas.

################

Já começou a visitação mais intensa à Pedra de São Sebastião.

#############

Na terrinha, conterraneos e amigos residentes no Ceará, Paraíba, Pernambuco, Maranhão, Goiás, Mato Grosso, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Pará. Estou falando apenas dos que eu vi.

Peço desculpas por não agregar fotos da festa ao nosso blog. Fico devendo mas depois faço a publicação das imagens.

Nenhum comentário: