quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Nossos vizinhos: Festa de São Francisco leva milhares às ruas de Baixio


Durante os dias de festividades em louvor a São Francisco das Chagas, centenas de milhares de Baixienses e romeiros participaram na cidade de Baixio Ceará dos Festejos de São Francisco, através de missas, novenas, procissões, batizados e via-sacra que relembrou os últimos momentos da vida do santo.

“Proteger a Natureza é seguir os ideais de São Francisco”, este é o tema em destaque atribuído em muitas cidades pelos párocos, onde seguindo as celebrações e tradições dos municípios, onde o tema da festa deste ano foi ambiental. Para muitos pároco, o tema está em voga e toca profundamente todo mundo. “Ele é o santo da ecologia, o que defende a vida na totalidade”, detalha os fervorosos católicos.

A abertura dos festejos ocorreu com hasteamento de bandeiras, recepção de romeiros de comunidades rurais locais e missas. No último dia de festa, Baixienses e romeiros sairam em procissão levando o andor com a imagem de São Francisco pelas principais ruas da cidade.

A maioria dos romeiros era da cidade. Porém, a cada ano, é crescente a participação de fiéis de toda a região. “Há anos, vem muita gente dessas regiões circunvizinhas. O que deixa a festa mais alegre e atraente ano após ano” – comentou um romeiro.

Fonte: http://baixioceara.net/festa-de-sao-francisco-leva-milhares-as-ruas-de-baixio

Nenhum comentário: