quarta-feira, 19 de outubro de 2011



MATUTO DO PÉ RACHADO

Eu sou um paraibano
da cabeceira do Estado
Nasci numa cama velha
feita de couro de gado
Mamãe é uma matuta
do cabelo cacheado
Meu velho pai um marchante
do açougue pro roçado
Fui amansador de burro
Bom na foice e no machado
Com seis anos descobri
ser um poeta inspirado
Com dezoito viajei
andando a pé e montado
Escavaquei o Nordeste
cantando destambocado
Arribei da Paraíba
com a viola de lado
Vim parar no Juazeiro
por Padre Cícero chamado
Comecei cantar no Crato
pela Rádio convidado
Esse programa de rádio
me deixou famigerado
Resolvi fazer cordel
e poema apaixonado
Fiz supletivo, passei
depois fui vestibulado
Ingressei na faculdade
sou professor diplomado
Em outra universidade
fui em direito formado
Fiz o exame de ordem
sou também advogado
Tem dia que escrevo certo
tem hora que falo errado
Entrei no mundo político
consegui ser bem votado
Vereador duas vezes
na terceira fui roubado
Já me preparo pra quarta
porque sou desassombrado
Não tenho medo de público
por já ser acostumado
Aos fãs e aos eleitores
eternamente obrigado
Nem sou rico nem sou pobre
vivo nesse misturado
Trabalho pra ser autêntico
pra isso tenho cuidado
Sou o mesmo cantador
do tempo velho passado
Canto a trinta e sete anos
e ainda não estou cansado
Nunca encontrei repentista
que me deixasse calado
Como filho, esposo e pai
dei de conta do recado
Tem gente que me censura
porque não compro fiado
Amo a Deus e ao trabalho
o resto é papo furado
Sou homem de dois extremos
matuto e civilizado
Uns me xingam, outros me amam
Adoro quando me chamam
MATUTO DO PÉ RACHADO.”



Pedro Bandeira Pereira de Caldas, nasceu a 1º de maio de 1938, no Sítio Riacho da Boa Vista, no município paraibano de São José de Piranhas, sendo filho de Tobias Pereira de Caldas (falecido) e da poetisa Maria Bandeira de França. É neto materno do famoso cantador nordestino Manuel Galdino Bandeira, de quem herdou o talento de repentista.
Aos 6 anos de idade fá fazia versos, e aos 19 tornou-se cantador profissional, apreciado e aplaudido por quantos o ouvissem, vez que os improvisos, nas várias modalidades da poesia popular: mourão, martelo agalopado, galope alagoano, galope à beira-mar, quadrão, gemedeira, etc., lhe jorravam da boca, aos borbotões...”
Pedro Bandeira, além de ser Poeta e Repentista, é licenciado em Letras, bacharelado em Direito, e fez parte do Poder Legislativo, como Vereador da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte – Ceará.”

Fonte: http://aartedomeupovo.blogspot.com/2010/05/pedro-bandeira-cantador-brasileiro-dos.html

Nenhum comentário: