segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Informações sobre o filme

Uma co-produção do Agrupamento de Escolas/Município – Casa das Artes esteve inserida na área de projecto dos alunos da turma A do 12º ano do Agrupamento de Escolas de Valdevez e resultou do esforço colectivo de professores e alunos, da criatividade da conceituada guionista Fátima Marinho, assim como do talento e arte do realizador Martin Dale.

“Entre Mundos”, esta curta rodada na Vila de Arcos de Valdevez, mais precisamente na Casa da Ponte, foi apresentado publicamente no dia 11 de Junho de 2010 numa sessão na Casa das Artes concelhia e relata a história de uma mulher que depois de sofrer um acidente doméstico, fica inconsciente e entra num estado de letargia profunda. A partir deste momento o real e o sonho entrelaçam-se nas malhas do mistério, arrastando o espectador para uma dimensão ulterior que se concretiza mais tarde com a chegada efectiva de uma família Lisboeta que vem passar uns dias à “província” para descansar das rotinas diárias, longe do rebuliço e do ruído da capital. Um filme cheio de suspense, mistério e intriga que irá ser apresentado, por impulso do realizador, Martin Dale, no próximo dia 5 de Março na 31ª edição do Fantasporto e “encaixa” na perfeição a filosofia deste conceituado Festival Internacional de Cinema, realizado no Porto.
Para Martin Dale (realizador) integrar os cartazes do Fantas já não é novidade, dada a sua vasta carreira no mundo do cinema, no entanto esta oportunidade foi vista com bons olhos, por si e Fátima Marinho (guionista) que mais uma vez vão ver o trabalho elaborado com o Agrupamento de Escolas apresentado ao mundo, desta vez num Festival de renome como é o Fantasporto.
De igual forma, os créditos do coordenador do projecto, Professor José Barros, dos alunos “actores” e do município arcuense não são postos de parte pelo realizador que, para a elaboração deste projecto, dividiu o trabalho de realização e escrita do guião com Fátima, e, em conjunto, deram indicações preciosas aos alunos acerca de como é que se escreve em cinema e de como é que se pode representar.
Já segundo o coordenador do projecto, José Barros, integrar o Fantasporto é especial, tanto para os alunos responsáveis pelo projecto como para a Escola no global, que vê promovida a sua actividade, por isso a notícia foi recebida com grande entusiasmo por parte do executivo e universo estudantil.
O professor fez questão de destacar todo o empenho da direcção da Escola na elaboração de “Entre Mundos”, apoiando a curta em termos monetários e logísticos, e principalmente por se mostrar receptiva a este tipo de iniciativas.
De igual modo destacou o papel dos alunos nesta realização pela disponibilidade demonstrada, mesmo em horários extra-escola, e claro está todo o trabalho do realizador Martin Dale e da guionista Fátima Marinho, dois dos grandes responsáveis pelo sucesso da curta, assim como a parceria com o município arcuense.
No próximo dia 5 de Março alguns dos “actores” e intervenientes no projecto, bem como o coordenador e o realizador marcarão presença nesta grande estreia que leva para “fora de portas” o nome de Arcos de Valdevez e o que de bom por cá se faz.

“Considerado pelo Ministério da Cultura como “Iniciativa de Manifesto Interesse Cultural”, o Fantasporto recebeu a Comenda de Mérito Cultural atribuída pelo Estado e a Medalha de Grau Prata atribuída pela Assembleia da República Portuguesa. Foi galardoado, igualmente, com as Medalhas de Mérito – Grau Ouro das Câmaras Municipais do Porto e de Vila Nova de Gaia.
O certame é organizado pela Cooperativa Cinema Novo, entidade considerada pelo Governo Português como Pessoa Colectiva de Utilidade Pública. O Turismo de Portugal considerou o Fantasporto como uma das 10 marcas culturais mais prestigiadas em Portugal e “na qual vale a pena investir” tendo-lhe sido atribuído o Prémio de Turismo para o Melhor Evento Cultural.” (in: www.fantasporto.com)

Fonte: http://gazetadosarcos.com/ver/773

Nenhum comentário: