quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Município de Ipaumirim recebe plano de saneamento


O secretário estadual das Cidades, Camilo Santana, entregou, nesta terça-feira [27], 20 planos municipais de saneamento básico para os municípios que integram o Convênio de Cooperação Técnica para Elaboração dos PMSB. 

O grupo é composto pelos órgãos Secretaria das Cidades, Cagece, Aprece, Prefeituras e Arce. A solenidade foi realizada durante o Seminário Novos Gestores 2013-2016, organizado pela Confederação Nacional de Municípios [CNM], com o apoio da Aprece.
 
Dentre os municípios da região, foi beneficiado na primeira etapa Ipaumirim. Ainda integra a lista Morrinhos, Mulungu, Aratuba, Quiterianópoles, Poranga, Saboeiro, Caridade, Graça, Granjeiro, Paramoti, Barreira, Croata, General Sampaio, Hidrolândia, Ibicuitinga, Monsenhor Tabosa, Mucambo, Palhano e São Luís do Curu.

SANAMENTO Os projetos foram elaborados por técnicos da Coordenadoria de Saneamento e Meio Ambiente da Secretaria das Cidades e representantes da Associação dos Municípios do Estado do Ceará [Aprece] com o apoio da Cagece e da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Ceará [Arce].

O investimento neste primeiro lote é de aproximadamente R$ 500 mil, com recursos do Estado e Aprece. Os municípios contemplados com os planos de saneamento atendem aos critérios estabelecidos entre a SCidades e as prefeituras. “As cidades, com até 20 mil habitantes, terão a partir de agora a oportunidade de organizar a prestação de serviços públicos de saneamento básico, que poderá ser específico para cada serviço. O plano fará um diagnóstico da situação ambiental e de seus impactos nas condições de vida”, afirma Camilo.

Atualmente, 32 municípios cearenses com até 20 mil habitantes já iniciaram o processo de elaboração de seus PMSB. Plano Municipal de Saneamento Básico Os PMSB são de responsabilidade das municipalidades. No Ceará, o Governo do Estado, através da Secretaria das Cidades, firmou convênio em 2011, junto à Aprece, Cagece e Arce para a elaboração de planos de saneamento básico.

PLANO O Plano Municipal de Saneamento Básico [PMSB], estabelecido pela Lei Federal 11.445/07, é um instrumento de planejamento, que estabelece diretrizes para a prestação de serviços públicos de saneamento e deve atender os princípios básicos, entre elas a universalização.

Após a elaboração do plano, o município deve encaminhá-lo para a Câmara de Vereadores através do Projeto Lei para a aprovação. A Lei Federal ainda prevê revisões do plano em um prazo máximo de 4 anos. Serviço: Entrega de Planos Municipais de Saneamento Básico.

 

DEU NO ICÓ É NOTÍICIA


 

Nenhum comentário: