sábado, 28 de julho de 2012

Propostas do 15 : Ipaumirim com qualidade de vida


Partido:
Partido do Movimento Democrático Brasileiro - PMDB - (15)
Coligação:
JUNTOS IREMOS FAZER AINDA MAIS
Composição da coligação:
PDT / PTB / PMDB / PSB


IPAUMIRIM COM QUALIDADE DE VIDA


Sem dúvida, o morador de Ipaumirim tem orgulho de seu município, de sua história. E o que ele espera cada vez mais é que esse orgulho se baseie não só em slogans e discursos, mas também em melhoria de sua qualidade de vida.

Qualidade de vida é poder morar com dignidade. É desfrutar de espaços de lazer e de cultura com segurança. É ver seu filho praticando esportes e competindo pela cidade. É poder se deslocar dentro do município sem que isso gere apreensão. É ter uma vida saudável, com água de qualidade, com esgotos tratados. É viver em uma cidade que respeite o meio ambiente.

Qualidade de vida é garantir que mulheres, negros e negras, idosos, jovens, pessoas com deficiência, enfim, que todos possam desfrutar de tudo o que a cidade proporciona.

Qualidade de vida para todos, em todos os cantos é garantir segurança, moradia, transporte e meio ambiente saudável, inclusive em bairros distantes, o que não acontece em IPAUMIRIM.

2.1 Transporte e Trânsito

 É consenso mundial que a solução para os problemas de trânsito e urbanização nas grandes e médias cidades passa obrigatoriamente por um sistema de transporte público moderno e eficiente por preço justo.

Nesse sentido, propomos a criação do Conselho Municipal de Trânsito e iremos promover a municipalização do mesmo, a fim de que possamos melhorar a eficiência e agilidade no centro da cidade.

2.2 Habitação

 Ipaumirim empreenderá o maior programa habitacional de sua história. Serão construídas habitações populares que beneficiarão centenas de famílias de baixa renda, garantindo uma moradia digna a todos os ipaumirinenses.

Uma equipe de técnicos realiza o levantamento das carências habitacionais em cada região da cidade, como forma de desenvolver um mapa detalhado da deficiência habitacional de Ipaumirim.

Concluir o trabalho iniciado na gestão anterior de erradicação de casas de taipa e sub-habitações em fundos de vales, de forma que nenhuma família ipaumirinense viva em casas de taipa.

Programa de autoconstrução, no qual pessoas de baixa renda serão orientadas a realizar mutirões para a construção de suas habitações, sempre com apoio técnico da Prefeitura.

Programa de aproveitamento de entulhos da construção civil.

 2.3 Política Urbana

Implantar parques e praças na periferia, dotando-os de segurança e descentralizando as práticas de cultura, esporte e lazer promovidas pela Prefeitura.

Aperfeiçoar e ampliar o sistema de coleta seletiva, coleta de resíduos e limpeza urbana.

Realizar a arborização e o ajardinamento dos espaços públicos e orientar sua adequada conservação.

Melhorar as condições de acessibilidade nas calçadas e passeios públicos.

Promover a revisão do Plano Diretor, buscando compatibilizar a ocupação do solo urbano com diretrizes que assegurem o desenvolvimento sustentável, e rever a legislação complementar já aprovada, visando sua simplificação.

Elaborar legislação complementar para o Centro da cidade e centros de bairros,

objetivando fomentar o comércio e estimular o uso residencial.

Implantar o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU), garantindo que sua composição represente os vários segmentos da sociedade.

2.4 Segurança

 Implantar o projeto Mediação de Conflitos, que visa capacitar e profissionalizar agentes para criar nas comunidades equipes de Mediação de Conflitos que façam diagnósticos e atuem na prevenção, facilitando o diálogo entre possíveis protagonistas de conflitos.

Implantar o projeto Ipaumirim Legal, criando comissão composta por agentes da

Guarda Municipal e fiscais das áreas de Tributos Mobiliários e Imobiliários, Higiene e Saúde, Postura e Abastecimento, com o sentido de orientar os donos de bares a cumprir as normas de funcionamento e assim prevenir situações de violência.

Atuar de forma integrada com os Conselhos Tutelares, resguardando as competências legais de cada órgão.

Capacitar e especializar setores da Guarda para atendimento em escolas, fortalecendo a ronda escolar e a ação nos parques.

Manter atualizada a estrutura da Guarda Civil Municipal, com a compra programada dos instrumentos e equipamentos necessários para a adequada prestação de serviços.

Criar o estatuto da Guarda Municipal e adequá-lo às necessidades de uma guarda civil, de forma a estimular seus componentes a agirem de forma preventiva e socialmente motivados.

Implantar os serviços internos de acompanhamento psicológico e de assistência social e ampliar o programa de capacitação permanente, com o objetivo de melhorar o desempenho físico e mental dos servidores da Guarda Municipal.

Criar a Corregedoria da Guarda Municipal.

2.5 Gestão Ambiental

 Trabalhar para ampliação e diversificação da cobertura das redes de abastecimento de água e do esgotamento sanitário no município.

Elaborar e implementar o Plano Setorial de Drenagem, visando identificar os pontos de alagamento ou inundação, as soluções necessárias e a priorização de
ações e obras.

2.6  Água, Esgoto, Drenagem e Resíduos Sólidos

 Preservar as áreas de mananciais, compatibilizando o uso econômico e social com a recuperação do passivo ambiental.

Prover e/ou melhorar a infra-estrutura e os serviços nas áreas de mananciais sem

afetar a sustentabilidade ambiental.

Garantir a realização de obras de saneamento ambiental em áreas de mananciais, selecionando tecnologias compatíveis com a sua preservação e conservação.

Criar e implantar unidades de conservação municipais e implementar seus respectivos planos de manejo, consolidando a proteção dessas áreas.

Buscar parcerias com as demais esferas de governo para desenvolver projetos

para recuperação da APRM (Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais), tais como obras de saneamento, atividades de lazer e educação ambiental e iniciativas econômicas não impactantes e compatíveis com a conservação ambiental da área, como ecoturismo e produção vegetal.

2.7 Meio Ambiente

Elaborar e implementar mecanismos e estratégias de despoluição e recuperação de solo, água e ar.
Estimular e apoiar parcerias e iniciativas próprias da comunidade para a requalificação ambiental de áreas públicas e privadas, incentivando a prática da conservação.


Nenhum comentário: