quarta-feira, 25 de julho de 2012

COMENTÁRIO





Historicamente, o setor de cultura é outro órfão das gestões de IP mas este ano conforme as informações do Relatório da II Conferência Municipal de Cultura de Ipaumirim já existe algum delineamento de ações na área de cultura, o que é um avanço considerável. Se vingar, é sobretudo um alento porque com exceção de algumas ações - esporádicas e descontínuas - não há por parte do poder público municipal registros de iniciativas consistentes em termos de realizações na área de cultura. O conceito de cultura sempre esteve mais ligado à contratação de bandas para animarem festas populares. Para sermos mais sinceros ainda, quando isto acontece é muito mais por razões eleitorais.
A proposta se aproxima de alguma maneira do relatório da conferencia mas, como diz a música de Chico Buarque, há distância entre intenção e gesto.  Ainda falta muito para que a intenção se transforme no gesto. Propõe um censo cultural, muito interessante a proposta mas se o município tem uma Secretaria de Cultura, isto já devia ter sido feito.
O programa de cultura - apesar do seu proselitismo e de ser bastante genérico– se for realmente conduzido com competência pode ser interessante.

Só uma pergunta: onde ficam os citados ateliês de artistas de IP e onde está o acervo de obras de arte da prefeitura que será mostrado em mostras fixas e itinerantes?

ML

De Felipe Gregório:

1) A prefeitura já está integrada ao sistema nacional de cultura.
2) A Secretaria de Cultura possui acervo de 30 fotografias históricas da cidade, 4 pinturas, 1 escultura e objetos de artesanato.
3) No momento estavamos escrevendo o plano de 'Estado' p/ os próximos 10 anos, ou seja, este texto apresentado não condiz com as ações atuais desta secretaria.
Abçs.

Nenhum comentário: