sábado, 28 de julho de 2012

Espelho meu


Finalizei a agenda da semana e - como não podia deixar de ser- ficou só um item para a próxima.  Cumpri o dever de casa e aproveitei o sábado para comprar um inocente xampu. Fui comprá-lo numa nova loja de cabeleireiros aqui perto de casa. Pronto. Lá se foi metade do dia. Resolvi deixar aflorar o meu lado fútil de ser e dediquei a manhã do sábado a observar a oferta de produtos de beleza.
É bastante curioso. De um lado, as esteticistas das marcas famosas estão ali para mostrar que você é um caso de calamidade pública. Nem photoshop resolve. Depressão à vista. Sua pele é horrorosa. Ela é uma mistura de oleosa e seca dependendo do lugar que vc examinar. Mas não se preocupe, existem produtos indicados justamente para peles indecisas. 
Existem zilhões de tipos de base, corretivos, pancakes, fixadores de maquiagem.  Uma esponjinha resolve? Jamais! Cada produto exige pinceis e esponjas adequadas. Sem eles, é impossível o efeito desejado. Gente, sem exagero, eu vi, no mínimo, uns quinze tipos de pinceis para aplicar maquiagem no rosto.
Pó, blush, iluminadores de todos os preços e qualidades. O mercado de consumo tem pra tudo.
E os olhos? Só o material utilizado para aplicação já dá uma enciclopédia. Do brega ao xiki tem de tudo. Até cílios de bolinha. Sombras, delineadores, lápis, pinceis são incalculáveis. Em cores, qualidade, material e estilos dá para vc passar um dia inteiro só olhando e mais uma semana decidindo o que quer comprar.
Sobrancelhas! Tai! Eu nunca pensei que sobrancelhas fosse uma coisa tão problemática. A quantidade de produtos para sobrancelhas vai desde réguas até henna. De repente, observei o quanto são decisivas as sobrancelhas para a vida de uma mulher. Nunca tinha pensado no tema. É impossível ser feliz sem sobrancelhas perfeitas.
Batom é um caso à parte. Confesso minha tara por batom. Eu tenho um amigo que diz que uma mulher de batom vermelho está pronta para qualquer guerra. Morrerei escrava do batom. Prefiro não comentar.
Cabelo, cabeleira, cabeluda, despenteada, diz a música cantada por Gal Costa. Cabelo é a moldura. Pense na variedade de marcas e no tamanho das estantes para produtos de cabelo. Não dá para acreditar. Tem para todo o gosto, todo preço, todo jeito. Um rosto sem cabelo perfeito é como um quadro sem moldura. Perde 99% do seu potencial de sedução. De que adianta ser bela se o cabelo está desmilinguido? Não pooooooode. Xampus, condicionadores, fixadores, restauradores, máscaras, óleos. Tem mais produtos para cabelo do que pode imaginar qualquer mente delirante. Cabelo é cartão de visitas. Sem cabelo bem tratado você não é ninguém.  Suma, desapareça. Vc é um atentado à moral e aos bons costumes se não tiver um cabelo bonito.
E os esmaltes? Esmalte tem pra todo jeito, todo gosto, cores, estilos, marcas. Aplicadores, decalques e também um algodão especial. Vc sabia que é crime tirar esmalte com algodão comum? Cuidado que vc pode ser presa se insistir nesta prática. Tem que ser um tipo de fibra prensada que não solta fios. Fora disso, não há salvação.
E nem estou falando de produtos para massagens e etc., etc.. e etc.
Prefiro o fiel espelho que reflete o meu humor. Quando estou pra baixo nem passo por ele. E quando estou ótima sinto-me maravilhosa. Pelo menos, até o dia em que eu faça uma cirurgia de catarata.
Até lá, pelo menos, estarei salva.
ML

Nenhum comentário: