sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

DN requenta notícia e oferece informação equivocada


Católicos festejam hoje padroeiro São Sebastião

20.01.2012

Ipaumirim e Aquiraz lideram os festejos em louvor ao santo considerado o guerreiro mártir de Cristo

Iguatu. Desde o último dia 10, católicos de nove paróquias e de dezenas de capelas em áreas rurais do Ceará participam de novenário em louvor a São Sebastião. As festas religiosas em cidades e distritos são marcadas por forte devoção e fé. A programação inclui caminhada pela madrugada, orações vespertinas, ofícios, novenas, missas, quermesse e procissão. As duas maiores celebrações ocorrem nas cidades de Ipaumirim e em Aquiraz.

O encerramento dos festejos, na maioria das paróquias e capelas, ocorre hoje, dia dedicado ao santo, com procissão, celebração de missa e bênção do Santíssimo Sacramento. Em algumas localidades, por tradição, a festa somente termina no domingo seguinte ao dia do santo, que neste ano será dia 22.

No Ceará, São Sebastião é padroeiro das paróquias de Pedra Branca, Monsenhor Tabosa, Nova Olinda, Mangabeiras, Mulungu, Choró, Apuiarés e co-padroeiro de Aquiraz e também de Ipaumirim.

Na cidade de Ipaumirim, que tem como padroeira Nossa Senhora da Imaculada Conceição, o co-padroeiro São Sebastião é um dos santos mais festejados.

A festa em louvor ao santo é uma das maiores do Ceará, celebrada há mais de 100 anos, com tradicional romaria e missa campal hoje. Por todo o dia, milhares de romeiros fazem peregrinação, subindo as escadarias de 204 degraus que dá acesso à Capela da Pedra, no alto do morro, distante dois quilômetros da área urbana. Muitos pagam promessa e fazem o percurso de joelhos, em sacrifício.

Hoje, haverá missa na Capela da Pedra de São Sebastião às 7 horas da manhã e celebração solene de encerramento às 10 horas, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A partir das 17 horas, acontecerá tradicional procissão pelas ruas da cidade, encerrando com a bênção do Santíssimo Sacramento, presidida pelo pároco Sebastião Pedro do Nascimento.
(...)
Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/caderno.asp?codigo=3&CodigoEd=

Afffff........

Se não foi notícia requentada daquelas que todo ano você diz a mesma coisa, faltou apuração. Errar o nome da matriz e encerrar com a missa das 10 horas e logo abaixo anunciar a procissão?
Tudo bem que jornal só publica o que quer e tem sua listinha de prioridades que inclui inclusive coberturas diferenciadas mas é um pouco demais afinal, por mais insignificante que seja considerado, Ip faz parte da região, a festa é grande e - sem bairrismo - merece uma atenção melhor e mais criteriosa. Requentar arquivo é até falta de respeito.
Também não é só culpa do jornal. Fazer festa no século XXI sem atentar para a importância de uma divulgação bem planejada é complicado. Em tempos de internet agir como nos tempos da velha difusora que funcionava em cima da bodega de Dino não pode dar em outra coisa.
A Festa de São Sebastião é uma grande festa, não é um comício onde só precisam estar presentes as bandas que animam o eleitorado.
Fala para o mundo IP. Acaba de vez com a síndrome de avestruz que até o momento não te levou a nenhum lugar além das pistas de dança.
ML

Nenhum comentário: