sábado, 21 de janeiro de 2012

DN melhora a cobertura da festa

FOTO: HONÓRIO BARBOSA

Ipaumirim mantém tradição religiosa de quase um século

21.01.2012h

Padre Sebastião Pedro dedicou boa parte da homilia à defesa da Igreja Católica e da devoção aos santos. Cerca de cinco mil fiéis participaram.
Todos os anos, os devotos se deslocam à Pedra de São Sebastião para renovar preces e agradecer pelas graças

Ipaumirim. Uma tradição de 93 anos se renovou, ontem, nesta cidade. Cerca de cinco mil romeiros caminharam em direção à Pedra de São Sebastião. Pela manhã cedo, houve celebração de missa que reuniu aproximadamente mil devotos e no fim da tarde aconteceu procissão com o andor do santo, que é co-padroeiro do Município. Os festejos em louvor à São Sebastião, que começaram no último dia 10, foram encerrados ontem, dia dedicado ao santo em oito cidades no Estado e em vários distritos.

No alto da Pedra de São Sebastião, no Sítio Serrote, há uma capela. O lugar distante apenas dois quilômetros do Centro da cidade de Ipaumirim é local de devoção e de romaria. Durante o novenário, a cidade recebe milhares de romeiros, oriundos da região e de outros Estados. Mas é no dia 20 que ocorre o maior fluxo de visitantes.

Durante todo o dia, os devotos sobem uma escadaria de 204 degraus de acesso ao alto do morro, onde está a capelinha com imagens do santo. Alguns pagadores de promessa fazem o percurso de joelho, enfrentando a dor e o sacrifício. Outros caminham de pés descalços. O destino é um só: chegar à Pedra de São Sebastião para rezar, renovar preces e agradecer pelas graças alcançadas.

É costume acender velas e comprar fogos de artifício que são queimados a todo instante também como forma de pagar promessas. Cícera Guedes alcançou uma graça e subiu as escadas de joelho, amparada pelo marido. "Minha irmã estava doente e ficou curada", disse. "Hoje venho pela primeira vez cumprir o que prometi ao santo. O agricultor Manoel Barbosa é devoto e há 30 anos participa dos festejos em louvor a São Sebastião. Francisca Maria de Jesus, dona de casa, saiu de Ipaumirim há 37 anos e foi morar em São Paulo. "Todos os anos venho participar da festa, da romaria", contou. "Sou devota de São Sebastião, já fiz promessas e alcancei graças".

Na missa das 7 horas da manhã, o padre Sebastião Pedro do Nascimento, dedicou grande parte da homilia a defender a Igreja Católica e a devoção popular aos santos contra críticas de evangélicos. "São Sebastião foi um mártir e nós deveremos segui-lo na nossa missão de lutar pela paz, e pela construção de um mundo mais humano, justo e solidário", disse. "Essa festa representa a vivência da palavra de Deus, a renovação da fé cristã, católica".

Às 10 horas foi celebrada missa solene de encerramento dos festejos na Igreja Matriz de Imaculada Conceição, no Centro da cidade. No fim da tarde, houve tradicional procissão com o andor do santo pelas ruas da cidade. Hoje, acontece outro ato de religiosidade popular que é a condução da imagem do santo à Capela da Pedra.

No Ceará, São Sebastião é padroeiro das paróquias de Pedra Branca, Monsenhor Tabosa, Nova Olinda, Mangabeiras, Mulungu, Choró, Apuiarés e co-padroeiro de Aquiraz e também Ipaumirim.

Origem

Os festejos em louvor à São Sebastião, em Ipaumirim, começaram por volta de 1919. A tradição oral reza que a moradora do Sítio Serrote, Maria Lúcia, devota do Santo, fazia caminhada diária para a pedra e, como resultado de uma graça alcançada, colocou uma imagem do Santo no morro. Caçadores encontraram a imagem e levaram-na para a capela na antiga Vila Lagoinha, que mais tarde passaria a ser Ipaumirim. Sem que ninguém soubesse, Maria José reconduziu novamente a imagem para o morro. Isso repetiu-se várias vezes. Alguns acharam que era milagre o reaparecimento da imagem. Em 1920, o coronel João Augusto Lima instalou uma cruz de madeira no alto da pedra.

A partir daí foram abertas trilhas e começou a romaria para o local. Em 1957, foi inaugurada a Capela de São Sebastião, em cima da pedra. Em 2000, o Município fez uma ampla reforma na área e instalou uma escadaria com corrimão e degraus em alvenaria para facilitar o acesso.

Mais informações:

Casa Paroquial da Igreja Matriz em Ipaumirim
Fone: (88) 3567.1094
Prefeitura de Ipaumirim
Fone: (88) 3567. 1156

HONÓRIO BARBOSA
REPÓRTER
Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1095926

Nenhum comentário: