sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

O SAGRADO

Procissão
foto do orkut de Josecy Almeida

A festa religiosa foi muito bonita, tudo que envolve fé tem algo mágico e solene. Padre Sebastião, com empolgação, comandou os rituais com muita energia.
Dia 11, buscar o santo na Pedra de São Sebastião, novenas todas as noites, a missa da Pedra cedinho da manhã no dia 20, a missa das 10 horas, na matriz, ambas com participação expressiva da comunidade.
A procissão foi seguida por bandas de música, muitos fiéis e uma ocorrência meio fora do contexto. No meio do cortejo, estava um carro de som enfeitado de fotos de políticos (Eunicío Oliveira, Daniel Oliveira, Dilma Rousseff e parece que Cid Gomes).Uma coisa totalmente fora de propósito. O caminhão tomou conta do meio da rua e todo mundo, inclusive o andor, teve que arrodeá-lo para seguir o percurso. Depois, não sei que fim levou porque acompanhei lá na frente.
O encerramento da festa foi grandioso, no largo da igreja, e embora tenha gente da política dizendo - no twitter - que falou lá na hora, eu só vi o padre falando. De repente, eu estava cansada após o percurso e dormi em pé. Tudo pode acontecer.

A benção do Santíssimo e o show pirotécnico foram muito bonitos. Valeu a pena.
Duas coisas sempre causam problemas à festa religiosa: a falta de infraestrutura da Pedra para realização da missa campal e os acessos que, entra ano e sai ano, não conseguem melhorar. A romaria é um ato de fé mas o percurso até a pedra é uma aventura. É uma coisa recorrente essa visão ultrapassada de associar romaria à desconforto.
A TV Verdes Mares esteve por lá mas não vi TV e portanto não sei o que registrou.
A volta do santo à Pedra, no dia 21, tinha bastante gente apesar do tempo chuvoso.

Um comentário:

Unknown disse...

neste site pode ser encontrado a reportagem sobre a romaria de sao sebastião desse ano de 2011

http://tvverdesmares.com.br/cetv1aedicaocariri/romaria-de-sao-sebastiao/