domingo, 23 de maio de 2010

Uma justa homenagem

Alda Vieira Lisboa

Por Cairo Arruda
(membro da ACI)

Causou-me contentamento, a notícia veiculada no Blog Ipaumirim, administrado pela professora universitária Maria Luiza Nóbrega de Morais, sobre o Projeto de Lei de autoria da vereadora Maria Flaucineide Vieira Cavalcante (Cineide), denominando de Maria Alda Vieira Lisboa, de saudosa memória, o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, do Distrito de Felizardo.
Inegavelmente, trata-se de uma homenagem deveras merecida e justa, pois, Dona Alda, como era mais conhecida no município de Ipaumirim, esposa do Auditor Fiscal aposentado, José Aristides Lisboa, realizou um belo trabalho na área sócio-religiosa da próspera Vila de Felizardo, principalmente, em favor dos mais carentes, apenas com o ardente desejo de servir desinteressadamente, atuando com denodo e determinação nas atividades religiosas e sociais, tendo feito parte, inclusive, nos idos de 1960, do Programa Pioneiras Sociais, tudo envidando para que aquele Programa alcançasse o devido êxito nas plagas ipaumirinenses.
Anualmente, por ocasião das festividades alusivas à Padroeira de Felizardo, ela angariava donativos (vestimentas, calçados e outros utensílios usados), das pessoas amigas, e montava um “brechó”, a fim de conseguir recursos destinados às obras da Capela local.
Dona Alda era, como que, uma assistente social provisionada.
Sou testemunha ocular do serviço desinteressado que ela prestava aos parentes e conterrâneos que a procuravam em Fortaleza, para tratamento de saúde e questões outras, sempre com muita boa vontade e desprendimento, apesar dos seus próprios problemas de saúde, que eram sérios.
Deu uma demonstração evidente do seu alto espírito público e de coragem cívica, ao aceitar a candidatura a prefeito de Ipaumirim, na eleição de 1988, pelo PMDB, (que o diga o Dr. Miraneudo Linhares Garcia – seu concorrente que venceu a eleição) pois, mesmo sabendo das dificuldades de ordem político-financeiras, e da exigüidade de tempo para a sua campanha, aceitou o desafio faltando apenas 3 meses para o pleito, e foi a autora da campanha eleitoral mais limpa e pacífica da história política da antiga Alagoinha.
Aproveito a ocasião, para enaltecer a iniciativa da vereadora Cineide Vieira, rogando a Deus que essa Entidade que vai receber o digno nome de Dona Alda, seja para a comunidade felizardense, o que ela foi em vida!
E-mail: cairomiri@yahoo.com.br

Nenhum comentário: