sexta-feira, 28 de maio de 2010

Os mascotes das Copas do Mundo (1966 a 2010)

No século XX, os mascotes se tornaram um poderoso instrumento para impulsionar as vendas de produtos relativas aos eventos e principalmente para caracterizá-los. O primeiro mascote de Copa do Mundo foi o leão Willie, que nasceu na Inglaterra, em 1966. Desde lá, mais onze mascotes surgiram e abaixo, você confere um pouco da história de todos eles.


Willie (Inglaterra 1966)
A Copa de 1966 foi a primeira a apresentar oficialmente um mascote. Batizado de “Willie” ele não era um simples felino, era um leão como os que aparecem no escudo inglês, embora estivesse vestido com uma camiseta do Reino Unido. Foi pensado para que simbolizasse não só a força de seu povo, mas também sua nobreza e linhagem.


Juanito Maravilha (México 1970)
A Copa de 1970 também teve seu mascote a fim de continuar com a nova maneira de promover o mundial. Mas eles procuraram se diferenciar e apresetaram “Juanito Maravilha”, o primeiro mascote humano. A diferença em relação a Willie é que Juanito ficou mais conhecido, já que esta Copa foi a primeira a ser transmitida pela TV.


Tip e Tap (Alemanha 1974)
A Copa da Alemanha de 1974 teve a difícil tarefa de apresentar um mascote que superasse o sucesso de Juanito Maravilha. Por isso seguiram a linha do mascote humano, apresentando os meninos “Tip e Tap”. Tem pessoas que afirmam que eles representavam as duas Alemanhas, abraçadas para receber todos os povos do mundo.


Gauchito Mundialito (Argentina 1978)
No Copa de 1978 apareceu o “Gauchito Mundialito”, símbolo do país anfitrião. O mascote ganhou a simpatia das crianças mas também recebeu muitas críticas. Entre elas a falta de originalidade, já que a semelhança com Juanito, o mascote da Copa de 70, era indiscutível; devido a bola sendo pisada pelo boneco e o chapéu típico do páis.


Naranjito (Espanha 1982)
Em 1982 era a vez do “Naranjito”, o mascote da Copa da Espanha. Esta fruta típica do país organizador estava vestida com o uniforme espanhol e acompanhada de uma bola. Em seu lançamento ele não foi muito aceito, mas com o passar do tempo foi ganhando adeptos até tornar-se um dos mascotes mais lembrados de todas as Copas


Pique (México 1986)
A Copa de 1986 tinha que inovar com um novo representante que se diferenciasse de Juanito, o símbolo da edição do México de 1970. Sendo assim, mais de 600 ideias foram apresentadas e finalmente se escolheu “Pique”, uma pimenta vestindo as cores do país, que transmitia a paixão e a potência do futebol nessas terras.


Ciao (Itália 1990)
Este mascote é um dos mais lembrados, mas também um dos mais incompreendidos. “Ciao” combinava a complexidade da geometria com a simplicidade de uma figura de um jogador com uma bola como cabeça. Era totalmente diferente dos mascotes dos mundiais anteriores; que tinham forma de frutas, animais ou humanos.


Stryker (Estados Unidos 1994)
Depois de quase trinta anos de história, chegava o mascote mais evidente de todos: o cão “Stryker”, criado pela Warner Bros para o Copa dos Estados Unidos de 1994. Esse cãozinho teve a dificíl missão de lutar contra um terrível preconceito, onde o futebol não era um dos principais esporte do país organizador


Footix (França 1998)
Através de um concurso realizado antes do mundial, nasceu “Footix”. E, como não podia ser diferente, Footix era um galo, a figura mais representativa e aceitada para simbolizar o povo francês. Seu nome, misturava as palavras “football” e “Asterix”, fazendo uma homenagem ao herói gaulês, personagem das histórias em quadrinhos.


Os Spheriks (Coréia-Japão 2002)
Os “Spheriks” eram três excêntricos personagens imaginários que vieram de Atmozone, um planeta em que se praticava o Atmoball, um esporte semelhante ao futebol. Ato (laranja), Nik (azul) e Kaz (roxo) provocaram surpresa e indiferença, mas mesmo assim não tiveram problemas em produzir vendas milionárias com seus produtos.


Goleo VI (Alemanha 2006)
“Goleo VI”, o mascote oficial da Copa da Alemanha de 2006, era um leão de pelúcia que tinha 2,30 metros e só vestia uma camiseta com as cores alemãs. Ele foi criado por Jim Henson, o mesmo criador dos personagens da Vila Sésamo. O leão Goleo sempre estava acompanhado de “Pille” uma bola de futebol que tinha vida própria.


Zakumi (África do Sul 2010)
O leopardo “Zakumi” foi o eleito para representar a primeira Copa no continente africano. O animal simboliza o espírito do país africano, sua geografia e seus costumes. Criado por Andries Odendaal, o seu nome vem dos termos “ZA” (abreviação de África do Sul) e “Kumi” (o número dez, o ano da Copa, em vários idiomas africanos).

Fonte: http://peroxas.com/esportes/

Um comentário:

joyce disse...

gostei das informaçoes mim ajudou mto e contribui para q eu tivesse uma boa nota no trabalho q eu fiz com a sua ajuda valeu brigadao bjos