quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Zobeyda, la Muñequera

Faleceu uma importante bonequeira venezuelana conhecida como Zobeyda, la Muñequera. Morreu no dia de seu aniversário de 70 anos, vítima das consequencias de um atropelamento na Colombia. Fiz uma oficina de boneca de pano com ela aqui em Recife. Tinha uma metodologia de trabalho muito interessante e as suas aulas tinham como foco a liberdade de criar e a solidariedade no processo criativo. A boneca que eu fiz chama-se Margarete. Agora, vou guardá-la com um carinho ainda mais especial. Zobeyda era uma figura carismática e todo seu trabalho era desenvolvido em torno de bonecas em variados materiais. Para ela, o processo criativo só era possível a partir de cada um, sem obedecer modelos, materiais, fórmulas e formas. A criação é um jeito único de se expressar e só depende de você. O belo é criar. A forma é um detalhe. A disposição de perder o medo das imposições estéticas é o que permite sair de si mesmo e criar alguma coisa.
Quero fazer uma homenagem especial porque esta rápida oficina que fiz me resgatou de um processo de infinito recolhimento e me fez ver que é sempre possível um novo olhar, um renascimento a qualquer hora e que para isso eu não preciso mudar o real, eu só preciso abrir a alma para os encantos das descobertas por mais simples que elas sejam.
Valeu, Zobeyda. Entre todas as mestras que eu tive ao longo da vida, você foi a minha melhor professora e eu serei sempre a sua aluna mais grata.

ML
Nos álbuns do FB de Zobeyda, la muñequera, vc encontra lindas fotos do seu trabalho e de sua casa atelier.

Nenhum comentário: