segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Cine Ipaumirim: Submissão

Curta-metragem “Submissão” critica a violação dos direitos das mulheres em países islâmicos

Ayaan Hirsi AliUma das mulheres mais extraordinárias no mundo atual é Ayaan Hirsi Ali, autora do excepcional livro Infiel, a história de uma mulher que desafiou o Islã. Nascida na Somália, na cidade de Mogadíscio – considerada uma das 10 mais violentas do mundo – Ayaan sofreu tudo o que uma mulher pode sofrer sob um regime totalitário fundamentado extremismo religioso.
Foi vítima de mutilação genital, levou surras constantes durante toda a infância e juventude, chegando a ter o crânio rachado por um religioso que lhe ensinava o Alcorão, e foi obrigada a se casar com um homem que não amava. Isso, entre muitos outros acontecimentos terríveis, que ela relata em seu livro.

Para escapar do casamento forçado, foge para a Holanda como refugiada política. Neste país descobre uma cultura que é o exato oposto de tudo o que havia conhecido. Uma cultura que, claro, também tem os seus defeitos, mas baseada em liberdade e respeito. Lá teve a oportunidade de estudar ciência política na faculdade e exercer o pensamento crítico, que lhe era proibido quando vivia no mundo islâmico. Engajou-se na vida política e, em 2003, elegeu-se deputada pelo Partido Liberal VVD.

Atualmente Ayaan é presidente da AHA Foundation, que ela mesma fundou para proteger e garantir os direitos das mulheres ameaçadas pelo radicalismo islâmico. O slogan da fundação é: “Mulheres em todos os lugares, de todas as culturas, merecem acesso a educação e direitos humanos fundamentais.”

Como uma crítica ao fundamentalismo islâmico, em 2004 escreveu e co-dirigiu com o diretor holandês Theo van Gogh o curta-metragem Submissão – Parte 1. Como retaliação, Theo Van Gogh foi assassinado a facadas por um extremista, que deixou um bilhete no local do crime, avisando que Ayaan seria sua próxima vítima. Felizmente, o assassino foi preso e ela não sofreu nenhum atentado. Mas continua a receber ameaças de morte e precisa andar sempre cercada de seguranças. Devido a todos estes problemas, a parte 2 do curta Submissão nunca foi realizado. A continuação trataria da situação dos homossexuais masculinos no mundo islâmico, outro tema muito controverso.

Em 2005, Ayaam Hirsi Ali foi eleita – com todos os méritos – uma das 100 mulheres mais influentes do mundo.

É realmente uma pena que a parte 2 provavelmente nunca será finalizada.
Fonte: http://entremundos.com.br/revista/submissao/

Nenhum comentário: