AE - Agencia Estado
SÃO PAULO - Apesar das reclamações sobre maquiagem de
descontos em 2012, o Black Friday, dia de megapromoções - cópia da
tradição norte-americana - caiu no gosto do consumidor brasileiro. Com
destaque para o comércio eletrônico, as vendas na data por aqui crescem
ano após ano. Alguns varejistas prometem descontos de até 80% nesta
sexta-feira 29 de novembro, e se preparam para apagar a imagem de ?Black
Fraude? que ficou do ano passado.
Ao consumidor, cabe, de qualquer forma, tentar se proteger de maus
negócios. Uma das dicas é consultar o CNPJ da loja onde pretende comprar
e evitar golpes. A Serasa oferecerá o serviço
gratuitamente durante o fim de semana da Black Friday, fornecendo
informações sobre a situação da empresa, razão social, ocorrência de
protestos, cheques sem fundo, ações judiciais, endereço, falências e a
existência legal da companhia consultada.
O CNPJ da empresa se localiza em geral no rodapé do site ou nas
seções ''quem somos'' ou ''fale conosco''. Desde maio deste ano, o
decreto federal 7.962/13, que regulamenta o Código de Defesa do
Consumidor, obriga as lojas virtuais a exibirem em suas páginas na
internet dados como nome, endereço e CNPJ.
Outra dica é a lista
do Procon-SP com 325 sites que não são recomendados para compras
online. Essas lojas de e-commerce acumulam queixas de consumidores e
apresentaram irregularidades, principalmente a falta de entrega do
produto. Antes de comprar, portanto, cheque as informações sobre o
fornecedor.
O Proteste alerta, em sua cartilha do comércio eletrônico, que o
consumidor tem o direito de se arrepender em até sete dias após a
entrega. É um direito garantido pelo artigo nº 49 do Código de Defesa do
Consumidor.
Por fim, como medidas adicionais, o consumidor deve seguir alguns
procedimentos, como evitar compras por impulso; checar todas as
características dos produtos, como cor, dimensões, funções, voltagem
etc; comparar marcas e sobretudo preços; verificar se há juros nos
pagamentos parcelados; e os prazos de entrega.
O número de lojas virtuais participantes do Black Friday aumentou:
de 77 em 2012 para 120 este ano. Entre as novidades está o maior número
de lojas que vendem itens de moda pela internet e a inclusão de
prestadoras de serviços, como academias de ginástica, salões de
cabeleireiros e até seguradoras.
Fonte: http://economia.estadao.com.br/noticias/economia-geral,black-friday-exige-cautela-dos-consumidores,170938,0.htm
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