terça-feira, 19 de junho de 2012

Deu no Icó é notícia

Baixio, Ipaumirim e Orós são os municípios cearenses que mais vacinaram contra febre aftosa
Dados que apontam números positivos na região, mas dados negativos no Estado.

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará [Adagri] divulgou, nesta segunda-feira [18], o relatório da primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa.
A campanha começou há 18 dias, e apenas 27,03%, dos quase 2 milhões e 500 mil animais [bovinos e bubalinos] registrados no Ceará foram vacinados.
De acordo com a Adagri, os números são cerca de 10% maiores do que os apresentados no mesmo período do ano passado, mas ainda preocupam pela baixa adesão. A situação é de sinal vermelho especilamente em Cruz e Jijoca de Jericoacoara.
Nestes locais, segundo a Agência, ainda não houve vacinação des rebanhos ou não foi registrada a declaração dass vacinações, apresentando índices de 0%. Situação é quase semelante em Icapuí, que teve apenas,32% dos animais vacinados, além de Mulungu [1,37%] e Palmácia [1,4%].
REGIÃO NA FRENTE - Os municípios com os maiores índices de vancinação do rebanho são os da região circunvizinho ao Icó. O destaque é para Baixio, onde até o momento 72,02% dos bovinos foram protegidos contra a febre aftosa. Seguem no mesmo ritmo Ipaumirim [55,03%] e Orós [49,9%].
A vacinação é um dos passos mais importantes para o que Ceará saia da zona de risco médio de febre aftosa e alcance o status de zona livre com vacinação. No Nordeste, apenas Bahia e Sergipe já estão classificados como zona livre. Com o Ceará, fora da zona de risco médio será possível a abertura do comércio para outros estados do Brasil.
A primeira etapa da campanha foi lançada em Sobral, dia 1º de junho, com a presença do Governador Cid Gomes e do Ministro da Agricultura Mendes Ribeiro Filho. A campanha segue até dia 30 de junho.

Nenhum comentário: