Brasil, 2007, 46 min.
Direção:Beto Novaes, Francisco Alves e
Cleisson Vida
O documentário Migrantes é uma grande oportunidade de se acabar com o preconceito que o Sul e o Sudeste tem com a população nordestina. (docverdade)
Comentários de Consciência.net:
Filme fruto de parceria entre quatro universidades federais mostra a hipocrisia do discurso da “modernidade” no campo brasileiro e expõe realidade dos migrantes nordestinos.(...)
Do Piauí, do Maranhão e de outros Estados, migrantes brasileiros deixam suas famílias e “desabalam para São Paulo”. Vai todo mundo “pro corte de cana”. Seu Luiz, do município de Codó, no Maranhão, é um deles. “Não sei se eu vou, não sei se eu não vou, meu Deus. Aí fica naquela, sabe? Mas que vai resolvendo eu ir”, conta.
“Por mim ele não ia não”, conta a bem-humorada sogra de Luiz, Tereza. “Eu acho dificultoso ele pra lá e nós pra cá. A mulher dele fica aí sofrendo”. Quando foi pela primeira vez, ela completa, chegou “magrinho, magro demais”. Luiz argumenta: “Na idade que eu tô, pra ir não é porque eu queira. É por necessidade. Porque se eu não ir, aqui não tem como me ajudar meus filhos. De maneira alguma.”
Cá comigo:
Agora, você vá, aproveite a eleição e vote na cambada que desde sempre nunca foi capaz de trazer um empreendimento que gere renda abrindo oportunidades de trabalho na própria terra. Eles pagam sua farra, tudo bem. Se é isso que você gosta é porque é disso que você precisa e é isso que você merece. De repente, este é seu horizonte.
Agora, o que não pode é deixar a fatura para quem vem depois. Ninguém tem o direito de sacrificar o futuro das novas gerações.
Será que ainda há tempo de pensar sobre isso?
ML
Nenhum comentário:
Postar um comentário