sábado, 2 de junho de 2012

       Como diretor do Colégio XI de Agosto,
        em comemoração ao 7 de setembro

Atuou profissionalmente em Ipaumirim, no período de 1963 a 1970, exercendo a função advocatícia e a de Professor do Colégio XI de Agosto, sendo inclusive um dos seus diretores; nesse período no ano de 1966 assumiu por um ano a promotoria de justiça da cidade do Cedro Ceará.

Em 1970, aprovado em concurso Público para Juiz de Direito do Estado da Paraíba assumiu a Comarca de Teixeira em 12 de Setembro daquele ano, ali criou uma escola para presidiários com professores cedidos pela prefeitura.

No final de 1971 foi removido a pedido para a comarca de São José de Piranhas, onde foi nomeado pelo governo do Estado, também professor do colégio Estadual São José, em virtude da proximidade da nova comarca com a cidade de Ipaumirim, voltou a ministrar aulas no colégio XI de Agosto final de semana, reassumindo a pedido dos alunos e professores a direção do mesmo colégio.

         Porém, ao assumir os serviços forenses da Comarca de Bonito de Santa Fé, passando a responder cumulativamente pelas duas comarcas e ainda as aulas do Colégio Estadual S. José, foi forçado pelas circunstâncias a deixar em definitivo a direção do Colégio XI de Agosto.
 
Após quatro anos judicando nas duas comarcas e lecionando no colégio estadual São José foi promovido no ano de 1975, por merecimento, para a comarca de Guarabira, que por ser perto de João Pessoa foi convocado, sem prejuízo das atividades de sua comarca pelo Tribunal de Justiça para igualmente responder pela 8ª vara criminal da capital.

No Ano de 1977, atendendo pedido de um colega que estava enfrentando problemas na sua comarca e para ficar mais próximo de Ipaumirim onde já possuía uma fazenda, permutou a comarca de Guarabira pela de Catolé do Rocha onde judicou por apenas um ano. Com pretensões em lecionar na Faculdade de Direito de Sousa pediu remoção para aquela comarca.

       Assumiu a comarca de Sousa em janeiro de 1978, com exercício na 2ª vara assumindo igualmente o cargo de Diretor do fórum e a 63ª zona eleitoral. Convidado, passou a lecionar na referida faculdade de Direito a disciplina de Direito Penal na condição de T 20 (20h/a) semanais, no expediente noturno. Um ano depois a Faculdade foi encampada pela Universidade federal da Paraíba, com todo seu acervo, inclusive professores e funcionários; sendo os professores titularizados e estabilizados por decreto da Presidência da República.

     Em 1988 foi promovido para o fórum da capital do Estado, assumindo a 1ª Vara civil da comarca de João Pessoa, porém já com tempo para se aposentar, contrariando aconselhamento de colegas e até de Desembargadores, pediu sua aposentadoria da magistratura a qual lhe foi concedida com todos os Direitos e vantagens da magistratura. Passando então, a assumir o seu magistério na Universidade, em Sousa, com tempo integral.

      No mesmo ano, animado e incentivado pelo corpo docente e discente da instituição aceitou candidatar-se a diretor da faculdade, sendo submetido a diversas sabatinas e debates em uma campanha de 60 dias o que resultou no apoio do seu concorrente, e sendo eleito por unanimidade da comunidade academia, assumindo no dia 07 de março de 1989 a direção da Faculdade, em solenidade presidida por seu amigo e reitor Antônio de Sousa Sobrinho para um mandato de quatro anos.

Nenhum comentário: