segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Regras da vida


E se a vida viesse com um manual de instruções? Às vezes me parece boa idéia, às vezes não. Certas regras da vida só se aprende vivenciando, sozinho, não adianta ninguém querer ensinar. Mas umas dicas de vez em quando não faria mal algum.

"Voltaire disse que os céus nos deram duas coisas para aliviar as numerosas desgraças da vida: a esperança e o sono. Podia ter acrescentado o riso à lista." (Immanuel Kant, em Crítica do julgamento)

De fato, se eu pudesse sugerir três regras (ou dicas) para o Grande Manual da Vida, minha contribuição seria esta:

(1) tenha sempre algum tipo de esperança

É algo muito perigoso perder a esperança, perigoso tanto para si mesmo quanto para os que estão ao redor. É preciso manter acesa alguma esperança, seja para esta vida, seja para outra, caso contrário, o produto não vai funcionar bem. Pode quebrar, entrar em curto-circuito.

(2) durma muito e bem

Como a vida parece mais fácil depois de oito ou dez horas de um sono restaurador! Há mais força, mais ânimo, mais saúde, mais clareza de idéias, há menos dores no corpo, os problemas parecem menos difíceis de resolver. É como fazer a manutenção de uma aeronave, todos os dias, o que é necessário. Isso sem contar que, durante o sono, quase sempre ficamos longe dos problemas, o que é um alívio. Eu mesmo sou relapso neste ponto, porque há muito tempo durmo por volta de seis horas diariamente. Talvez seja este um dos meus problemas, talvez por isso meu ânimo seja tão facilmente atingido. De qualquer modo, aprendi que se deve evitar tomar decisões importantes à noite, com sono. Sempre é melhor deixar para amanhã de manhã, depois de dormir e descansar, salvo no caso de o problema a ser resolvido estiver tirando o seu sono. Aí o negócio é mais grave.

(3) ria de verdade, pelo menos de vez em quando

Não suporto gente que está sempre sorrindo e de bom humor. É preconceito mesmo, não suporto. Uma pessoa assim deve ter um problema muito grave, talvez uma psicopatia ou algo pior. Talvez seja apenas alguém muito triste que tenha no riso uma válvula de escape ou uma forma de passar pollyannamente por pessoa feliz. Não sei. O que eu sei é que pior que uma pessoa que está sempre rindo é uma pessoa que nunca ri ou que ri muito pouco. Rir faz muito bem e não vou ficar aqui discorrendo sobre uma coisa tão óbvia. Mas tem que ser riso de verdade, não forçado, tem que ser aquele riso que não se importa, apenas ri. É um alívio, é como colocar um aditivo no sangue. E para isso você só precisa fazer coisas e estar com pessoas que causem alegria em você, não é tão difícil; o riso vem.

Essas três regras (ou dicas) não resolvem a vida de ninguém, mas ajudam bastante, se forem seguidas.


Fonte:http://www.ojardim.net/search/label/Voltaire

Nenhum comentário: