quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Para o bem de todos


Lei dos Paredões passa no 1º teste
Fonte: O POVO Online/OPOVO/Politica



O projeto que proíbe os chamados paredões de som automotivo em Fortaleza superou ontem o primeiro obstáculo para virar lei. Os vereadores reunidos na Comissão de Legislação, Justiça e da Cidadania aprovaram a proposta por unanimidade.
O próximo passo é a votação em plenário. A data será definida pelo presidente da Câmara Municipal, Acrísio Sena (PT).
Para virar lei, faltam ainda três votações, da qual participarão todos os 41 vereadores. Nesse processo, ainda é permitida a apresentação de emendas que alterem o texto. Superadas as três votações, caso aprovado, a lei seguirá para sanção da prefeita Luizianne Lins (PT).
A expectativa do autor da proposta, vereador Guilherme Sampaio (PT), é que a votação em plenário ocorra já na próxima semana.
No entanto, a unanimidade obtida na Comissão de Legislação não significa que o caminho até virar lei será simples. A votação de ontem tratou apenas da constitucionalidade e da adequação à Lei Orgânica. Mesmo assim, Guilherme precisou articular para evitar um pedido de vistas, que atrasaria a tramitação.
E há ainda um grupo que se articula contra a iniciativa. O petista tem reunião com esses vereadores marcada para hoje, quando tentará vencer as resistências.


Polêmica

A ideia de proibir os paredões em Fortaleza divide opiniões desde que começou a tramitar, no primeiro semestre de 2010. Enfrentou forte oposição de empresários do ramo de aparelhos de som. Depois das críticas que recebeu e das dificuldades operacionais para pôr em prática a proposta original, Guilherme apresentou, no início do mês, um substitutivo que simplificou a aplicação.
Antes, a intenção era tornar obrigatório licenciamento para quem quisesse comprar paredão de som. E os aparelhos só poderiam ser adquiridos por quem os utilizasse para atividades profissionais.
Na nova versão, ao invés de limitar a aquisição dos equipamentos, o objetivo é impedir sua utilização. Assim, o substitutivo proíbe o uso de paredões, em qualquer volume, em espaços públicos ou de uso coletivo (ver detalhes no quadro abaixo).

O QUE PREVÊ O PROJETO

Fica proibido

A proposta veta o uso, em qualquer volume, dos chamados paredões de som em ruas, praças e locais públicos ou de uso coletivo em geral.

Qual a punição

O projeto estabelece multa de R$ 860, que dobra a cada reincidência. Prevê também a apreensão do equipamento, que pode ser feita pela Guarda Municipal ou pela Polícia.

O que é paredão

Para efeitos da lei, conceitua-se como paredão equipamento de som rebocado pelo carro, colocado no porta-mala ou sobre a carroceria do veículo.

O que é permitido

Som interno, colocado no habitáculo do veículo.

Exceções que permitem uso dos paredões

O projeto de lei autoriza o uso de paredões em manifestações
religiosas, sindicais e políticas, desde que cumprida a legislação sobre o limite de decibéis. Também é permitida publicidade sonora, regulamentada por lei específica. Também são permitidos os campeonatos de som automotivo, desde que em locais autorizados pela Prefeitura.

Érico Firmo

http://www.opovo.com.br/app/opovo/politica/2011/02/17/

Até que enfim um raio de lucidez sugere a esperança que a civilização é possível. Aguardemos esperando que se faça valer também nos grotões. ML

Nenhum comentário: