quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Sebastião Moreira Duarte

Nasceu no sítio Olho d’Água do Melão, município de Baixio-CE, a 2 de março de 1944. Fez o primário em Cajazeiras-PB e o secundário nos Aspirantados Salesianos de Recife, Carpina e Jaboatão. Em São Paulo, freqüentou a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena. Abandonando a vida religiosa, radicou-se no Maranhão, a partir de 1965.

Licenciado em Filosofia e Pedagogia, é professor aposentado da Universidade Federal do Maranhão, onde ingressou em 1972. Mestre em Administração Universitária pela Universidade do Alabama, e doutor em Literatura Latino-Americana pela Universidade de Illinois, Estados Unidos. Exerceu atividades docentes e administrativas em universidades do Maranhão e da Paraíba. Foi visiting scholar das universidades de San Diego, na Califórnia, e de Illinois (Urbana-Champaign), e professor da Universidade do Tennesse, em Knoxville, nos EEUU.

Tem diversos trabalhos em periódicos educacionais e literários do Brasil e do exterior. Atualmente escreve uma crônica semanal para a seção Sacada, de O Imparcial.
Bibliografia:
a) poesia: Novena de Natal. São Luís: UFMA/Prexae/Funarte, 1977; Canto essencial. Campina Grande: Bruxaxa, 1979; Calendário lúdico. São Luís: Sotaque Norte, 1998.

b) ensaio. O périplo e o porto. São Luís: Edufma, 1990; Estudos sobre o mosaico. São Luís: Edufma, 1992; Épica americana: O Guesa, de Sousândrade e o Canto general, de Pablo Neruda. Urbana, IL (USA): University of Illinois, 1992 (este livro, ainda inédito, resulta de tese de doutoramento).

c) diversos: Crônicas de Campo Serrano. Campina Grande: Pontaria, 1980; Do miolo do sertão. João Pessoa: Grafset, 1988 (2ª ed., Brasília: Senado Federal, 1992).

d) tradução: de John Dewey: Meu credo pedagógico (My pedagogic creed). Campina Grande: Grafset, 1980; de Peggy Sharpe: Espelho na rua; a cidade na obra de Eça de Queirós. Rio de Janeiro: Presença, 1989.

e) edições de texto, com introduções e notas: Padre Mestre Inácio Rolim, do Pe. Heliodoro Pires. Teresina: Gráfica e Editora Estado do Piauí, 1991; Extrato de gramática grega, do Pe. Inácio de Sousa Rolim. Teresina: Halley, 1993; Noções da história natural, do Pe. Inácio de Sousa Rolim. Teresina: Halley, 1993; Virgílio brasileiro, (1º v., Bucólicas e Geórgicas), de Manuel Odorico Mendes. São Luís: Edufma, 1995; Traduções de Voltaire (tragédias Mérope e Tancredo). São Luís: Edições AML, 1999.

Nenhum comentário: