quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Ponto de vista


Iniciamos, hoje, um novo espaço em nosso blog. Coerente com os nossos propósitos, a seção está disponível para publicação de textos e réplicas sobre questões que envolvem os interesses de Ip e da região. Os textos refletem as opiniões dos autores. Não serão publicadas calúnias, ofensas ou qualquer outra tentativa de atingir a vida privada das pessoas. Não teremos um dia fixo para publicação. Os textos serão publicados à medida que forem enviados. Não serão aceitos textos anônimos. Poderão ser enviadas fotos. Para maior segurança de quem escreve, sempre retornaremos ao autor antes da publicação.
ML

******
COMPETÊNCIA X INCOMPETÊNCIA


Enquanto a Prefeita Gloria Isabel comemora o resultado positivo de sua equipe de trabalho na área da Ação social, nós os Ipaumirinenses só temos a lamentar. Depois de ler nesse blog sobre os projetos aprovados para os idosos e para os deficientes de Baixio e que vão trazer quase 40 mil reais para dar mais cidadania para aquele povo, resolvi visitar o site do Governo do Estado do Ceará na Secretaria correspondente para verificar a situação de Ipaumirim.

Lamentavelmente nosso Ipaumirim ficou em posições vergonhosas. No projeto referente aos idosos enquanto Baixio ficou em 34º Lugar no estado do Ceará somando 79 pontos onde apenas 36 foram selecionados, Ipaumirim amarga a 88ª posição com apenas 21 pontos. No projeto para pessoas com deficiências enquanto Baixio ficou em 4º Lugar no Estado somando 83 pontos onde foram escolhidos somente 27, Ipaumirim ocupa a lastimável posição 40ª com apenas 24 pontos. É triste ver em que situação encontra-se nossa querida terra. Para quem acha que isso é apenas intriga da oposição, eu aconselho visitar o endereço www.stds.ce.gov.br clicando no link “Publicações” e verificando o tópico “Célula de Diversidade e Acessibilidade”. A realidade esta lá, nua e crua.

Tenho que admitir que governar não é fácil, eu também teria as minhas dificuldades se prefeito fosse, porém, é preciso dizer que algumas questões dentro de um governo são meramente técnicas. Projetos são estritamente técnicos e necessitam conhecimentos embasados para concebê-los. Essa condição leva apenas a uma constatação: ou se tem competência ou incompetência técnica na elaboração deles. Infelizmente a segunda opção é a que se encaixa no nosso município.
Talvez eu esteja equivocado em afirmar isso, mas é possível que Assessorias caras estejam sendo pagas para auxiliar a Ação Social do município ou até outras áreas, porém, não é equívoco afirmar que não é necessária uma Assessoria quando se tem técnicos competentes dentro do próprio governo. Baixio parece ter provado isso.

O psicólogo Rubens Dário, o Maninho, que foi candidato a Vice comigo na última eleição, é um profissional respeitado que trabalha também no município do Barro além do Baixio faz muito tempo. Se ele permanece nesses municípios é porque deve ser um técnico de mão cheia, peça fundamental em qualquer governo. E o mais estranho em tudo isso é que ele é funcionário concursado em Ipaumirim, mas foi “estranhamente trocado” por outra pessoa funcionária de Baixio numa jogada de favorecimento político. Nesse jogo o Baixio fez lance de mestre, ficou com a melhor peça, desenhou a melhor estratégia.

Chego cada vez mais à conclusão que nós não perdemos a eleição, foi o nosso Ipaumirim quem perdeu, e a prova disso está clara nessa aprovação de projetos pelo município de Baixio com participação decisiva de alguém que poderia está produzindo muito mais do que isso se Vice-Prefeito fosse, somado a sua competência técnica e profissional.

A mim, cabe apenas parabenizar a prefeita Gloria Isabel pelo excelente trabalho desenvolvido no Baixio e o show que sua equipe técnica da Ação Social está dando. Quanto ao Ipaumirim, cabe-me frisar que é preciso ter coragem para mudar o que não esta dando certo. Está claro também que a Ação Social de Ipaumirim tem condução falha e sem competência e quem mais sofre com isso é o povo que mais necessita, nesse caso específico, os Idosos e Deficientes de nossa terra.

Por Leylton Nery

Ipaumirim – Ceará.

Nenhum comentário: