sábado, 19 de setembro de 2009

Quer casar?

Dicas para um matrimonio duradouro e feliz
"O ciúme é incompatível com a inteligência superior. Se o marido distingue uma mulher entre todas e casa com ela e se é um homem de comprovados méritos de trabalho e carácter e não um vulgar caçador de dotes — é porque a ama." (O Livro das Noivas)

"Se o marido, de facto, tem o defeito de ser leviano, a mulher impor-se-á, mil vezes mais, mostrando-se serena, calma, sorridente, superior, fingindo ignorar tudo, mas nunca se esquecendo do seu próprio encanto e atracção pessoal, que sempre deve salientar e impor, mas com a sábia ciência de perfeita naturalidade." (O Livro das Noivas)

O teu sorriso, a tua saúde, a tua boa disposição iluminarão sempre as quatro paredes brancas da tua casinha e a vossa vida decorrerá tranquila e feliz. (O Livro das Noivas)

"Como pode desde já a rapariga colaborar na missão de dona de casa, e preparar-se para ela? Muito simplesmente: sendo boa filha, boa irmã, boa aluna, boa camarada. A jovem há-de formar o seu carácter, preparar-se para a missão de mulher, esposa e mãe — com que sonhou tantas vezes — sendo hoje filha obediente e carinhosa, irmã compreensiva, elemento de alegria e de pacificação na família. Ela pode ser verdadeiramente "o sol da casa". E há-de ser também diligente auxiliar dos serviços caseiros, mesmo durante a época escolar e sobretudo nas férias. Cumprirá assim duas obrigações — ajudar a mãe, e toda a família e ajudar-se a si própria a ser o que toda a rapariga deseja ser no futuro — dona de casa, esposa e mãe ideal." (Economia Doméstica, Ensino Técnico Profissional, 1963)

"O casamento é um elo sagrado indestrutível, que deve ser fundado em absoluta consciência e compreensão. Uma sã moral, uma juventude bem orientada, os exemplos sadios e nobres, darão, à rapariga, a noção real e exacta do casamento. E — para toda essa preparação necessária — lá está a época do namoro. Acabaram-se os namoros de janela, em longas noites de inverno, dialogados de um 5º andar para a rua... Tudo isso rolou, na poeira dos tempos..." (O Livro das Noivas)

"Esquecer-te-ás de ti própria, do teu orgulho, da tua vaidade, de todas as múltiplas formas de egocentrismos que te hajam dominado e uma serenidade nascerá em ti, um horizonte de paz e de amor se abrirá perante a inocência do teu olhar e ficarás deslumbrada pelo arrebol de luz espiritual que se revelará nos meandros da tua alma! Essa será a prova suprema de que o Amor te foi trazido, na sua verdadeira mensagem! E todo este aperfeiçoamento se irá realizando durante o período do namoro! (O Livro das Noivas)

"Ao influxo do seu Amor, tornar-te-ás boa, amável, compreensiva, generosa e até mais bela! Será uma tranfiguração total na tua forma de ser, que presagiará um futuro de dedicação absoluta e de amor bem ordenado. As tuas boas qualidades multiplicar-se-ão ao contacto das qualidades dele!" (O Livro das Noivas)

"É natural e legítimo que uma rapariga pergunte a si própria, qual será o sinal que a levará a reconhecer o homem que fará a sua felicidade! Será fácil, querida rapariguinha... Conhecê-lo-ás pela influência que exercer na tua alma, em todas as variantes da tua emoção e da tua personalidade. O homem que trará em si, o segredo da felicidade, dominará — sem exercer pressão aparente — os teus destemperos de génio, a tua frivolidade, o teu egoísmo! (O Livro das Noivas)

"Que ela irradie simpatia, que seja boa, doce, carinhosa, compreensiva, delicada, gentil e generosa, — sem , no entanto, deixar de perder a sua personalidade, sem abdicar do seu modo pessoal." (O Livro das Noivas)

"Ela deve ser a alma da casa e quanto melhor souber cumprir os seus deveres, mais francamente sentirá a felicidade!"

“E se o marido tem hábitos perdulários, deslumbrando-se com fantasias incompatíveis com o orçamento do lar, à mulher compete orientá-lo no caminho da razão, não rudemente, como quem destrói um sonho ou esfacela uma esperança, mas com suavidade, convencendo-o de que, em tempos melhores, tudo será possível..." (O Livro das Noivas)

"Que a mulher construa a sua vida, com o seu coração, com a consciente clareza da sua alma. Os sentidos, só por si, são enganosos e quiméricos como as rendas de espuma que as ondas arrastam sobre a areia..." (O Livro das Noivas)

"Quando a rapariga aceita ficar noiva, deve ter meditado seriamente, escutando com atenção as pulsações do seu coração e as vozes que falam baixinho e que provêm da sua consciência e do seu bom senso." (O Livro das Noivas)

"Por melhor dona de casa que a mulher seja ou deseje ser, acho que é muito mais importante estar sorridente à hora de jantar, conversando despreocupadamente, sem cansaços nem fadigas, do que ter engomado a roupa toda num só dia e puxado, furiosamente, o lustro aos móveis e aos sobrados." (O Livro das Noivas)

"Nem todas as donas de casa, simultâneamente esposas e mães possuem o dom preciso de organizar a sua vida de trabalhos domésticos, de maneira a conseguirem harmonizar os seus afazeres com a própria elegância e equilibrio físico e espiritual." (O Livro das Noivas)

Desejas — e muito mais com a moda actual — conservar a tua cinturinha fina? Todos os dias, ao erguer da cama, no teu próprio quarto, farás o seguinte: sentas-te no chão, encostas os dedos das mãos aos dedos dos pés, em dez movimentos regulares. Se fizeres isto com perseverança, conservarás a tua linda cinturinha de pilão..." (O Livro das Noivas)

"Muitas vezes a mulher queixa-se, lamenta-se acerbadamente, atribuindo ao marido as responsabilidades pela derrocada da sua felicidade, sem saber olhar para si própria e sem se interrogar acerca dos próprios defeitos" (O Livro das Noivas)

"Existe — em algumas mulheres — uma tristíssima doença moral, que tem conduzido à ruína, muitos lares bem constituídos. Trata-se da terrível mania do ciúme! O ciúme, sim, que algumas mulheres julgam ser apenas o complemento do amor, mas que, conhecido de perto, na sua fase aguda, é o cancro moral das esposas e o triste calvário dos maridos." (O Livro das Noivas)

"Há certas mulheres que são umas autênticas feras, umas leoazinhas de ciúme, desconfiando de tudo, deitando olhares enviesados a todas as mulheres, fazendo a vida dos pobres maridos um verdadeiro inferno." (O Livro das Noivas)

"Quando o marido chegar a casa, deve encontrar, no lar, a mulher sempre compreensiva e amiga. Uma mulher que saiba encorajá-lo no caso de ele precisar de uma ajuda ou pelo menos não aumente o seu cansaço ou má disposição provenientes do trabalho com perguntas supérfulas ou irritantes!" (O Livro das Noivas")

"Se a mulher se ocupar dos mil pequenos afazeres da sua casa, cuidando-a, embelezando-a, enchendo, portanto, as horas dos seus dias, com algo útil e proveitoso, certamente terá menos tempo para criar tragédias imaginárias e complicar a vida, cuja maior felicidade consiste na sua simplicidade e pureza" (O Livro das Noivas)

"A mulher que ocupa as horas preciosas do seu dia, apenas com um livro entre as mãos, ou mirando-se ao espelho, ou fixando abstratamente o vácuo, com mais frequência se entrega a pensamentos idiotas, contrários ao bom senso, à boa orientação da vida, a uma certa dignidade pessoal que é a grande arma de toda a mulher inteligente." (O Livro das Noivas)

Nenhum comentário: