sábado, 26 de setembro de 2009

Carta resposta


Fortaleza, 2 de setembro de 2009
Exma. Sra.
Flaucineide Vieira Chagas
D.D. Presidente da Câmara Municipal
Ipaumirim – Ceará

Meus respeitosos cumprimentos.

Foi motivo de muita honra, ver meu nome inserido nos anais dessa augusta casa legislativa de meu querido Ipaumirim, por iniciativa da Vereadora Joselba Alencar Diniz e aprovada por seus pares.
Quero dizer-lhes senhoras e senhores vereadores, que é motivo de orgulho ser filho desse torrão, e onde quer que ande, me identifico como filho de Ipaumirim.
Sou um homem de muitos sonhos e de muitas vitórias e fico feliz quando colaboro para que outras pessoas tornem seus sonhos realidade. O único sonho não realizado, foi ainda não ver Ipaumirim nas páginas dos jornais como modelo de administração para todo Brasil, o que não é difícil, para um bom administrador, tendo em vista nossos ministérios abarrotados de dinheiro, esperando projetos e gestores capazes de executá-los.
Mas a esperança é o mais tenaz dos sentimentos humanos, já dizia Rui Barbosa, e o meu coração está aos pulos, e quantas vezes minha esperança será posta à prova, por quantas provas terei de passar para que este meu sonho se realize?
Somos todos filhos de Deus, ricos, pobres, brancos, negros, amarelos, ocidentais, judeus, mulçumanos, enfim todos os seres humanos. E Ele, em sua infinita bondade, concede a algumas pessoas de boa vontade e dignas deste merecimento, a missão divina de servir. Um precioso privilégio de servir, quando muitos estão de mãos estendidas esperando nossa ajuda. Eu, fui um dos agraciados, e por opção assumi e pratico uma filosofia de vida sob a bandeira do servir. Precisamos aumentar a legião de homens e mulheres de boa vontade para aderir à nossa causa.
Apesar dos 420 quilômetros que nos separam, quero dizer-lhes senhoras e senhores vereadores, que estou presente em pensamento e ações, visando o bem-estar dos meus conterrâneos. Sou preocupado com o futuro de nossos jovens, homens do amanhã, envoltos no mundo conturbado onde as drogas e a prostituição invadem a maioria dos lares. Merece um trabalho de orientação aos pais.
Uma das páginas mais bonitas da historia da humanidade, é com certeza a que retrata a luta pela emancipação da mulher, pelo fim da discriminação, no combate à violência, por emprego, renda, inclusão social, cidadania, justiça e dignidade. Muita coisa foi conquistada, as mulheres consolidaram um novo papel na sociedade, intensificaram sua independência financeira e têm presença cada vez maior no mercado de trabalho e em nível global na política. Vale lembrar algumas líderes:
Indira Gandhi – A primeira a ocupar o cargo de chefe do governo Indiano. Brilhante política, estrategista e pensadora. Hoje, a Índia é governada por outra mulher, Prathiba Patil.
Evita Peron, que na breve existência (morreu aos 33 anos) saiu do anonimato para tornar-se uma das mulheres mais poderosas do mundo, com o apoio dos pobres descamisados da Argentina, embora não tenha sido presidente, foi a segunda mulher do presidente Juan Domingos Peron.
Margareth Thatcher – Foi durante onze anos primeira ministra do reino unido. A primeira mulher a conquistar tal feito.
Angela Merkel – Chefe de governo da Alemanha industrializada, hoje a mulher mais poderosa do mundo.
Michelle Bachelet – Tornou-se a primeira mulher presidente do Chile, cujo pai morreu sob tortura na prisão, depois do golpe militar que derrubou Salvador Allender.
Cristina Kirchner – Primeira presidente eleita na Argentina.
Outras mulheres, chefiam governo na Libéria, Finlândia, Irlanda, Moçambique e Filipinas.
Ainda temos: Zenira Gonçalves Gomes, minha primeira professora, mulher que dedicou sua vida à formação dos jovens de Ipaumirim e hoje colhe os frutos que semeou.
As valorosas mulheres que compõem a maioria da câmara de Ipaumirim, capitaneada por essa guerreira e obstinada mulher, que foi a primeira a presidir essa casa, Flaucineide Vieira Chagas, que após longos anos no serviço publico em Fortaleza, se dispôs a residir em sua terra natal, para ocupar o lugar de destaque deixado por seu saudoso pai, Sr. Chico Felizardo.
Mas lhe digo Senhora Presidente: Presidir uma casa legislativa, não é se deixar levar pelas mazelas da politicagem, nem pela pressão do executivo.
Os poderes são independentes, segundo nossa Carta Magna. Acredito e confio na sua altivez e dignidade nos tramites dos processos nessa casa.
A Constituição Federal assegura às Câmaras Municipais a função de legislar, fiscalizar a administração municipal, propor medidas de interesse da coletividade e assessorar o executivo. A função fiscalizadora serve para controlar o exercício da administração do município, isto é, fiscalizar as ações dos prefeitos. Por isso, é uma função de grande importância. Eu, como eleitor, tendo votado no prefeito e em um dos membros dessa casa, sinto-me no dever de fiscalizar os atos do executivo e do legislativo, através do portal de transparência, dos recursos recebidos e sua destinação. Só assim poderei avaliar se são merecedores do meu voto no próximo pleito.
Nos anos 50, já dizia o grande estadista francês General Charles de Gaulle: “O Brasil não é um país de vergonha.”.
Foi exatamente após a saída de Getulio Vargas, precisamente no governo de Juscelino e Ademar de Barros governando São Paulo, que se instalou neste país a política do “Rouba, mas faz”.
Então a corrupção se instalou oficialmente, tornando-se conhecida mundo afora. Os fatos mais recentes, como mensalão, escândalos nas assembléias do Espírito Santo, Alagoas, Roraima e por ultimo no Senado, muito denigrem a imagem da política brasileira. O pior de tudo, foi a interferência do executivo para salvar o mandato de Sarney. Uma vergonha para o povo brasileiro e para o Senado. Espero que fatos semelhantes nunca ocorra na câmara de Ipaumirim.
A impunidade é que fomenta a corrupção. As leis penais brasileiras são suficientes para combatê-la, o problema é o jeito que se aplica nesses atos corruptos. A mídia está cada vez mais denunciando atos corruptos de deputados, prefeitos, senadores e policiais.
Em nosso país não existe justiça séria , ao ponto de inocentar Palocci pela quebra de sigilo bancário do caseiro Francenildo Pereira. É claro que no Brasil existe pessoas honestas, mas há também um número muito maior de pessoas sem ética e sem respeito pelo próximo, que só pensam em si. Existe um sistema de corrupção tão forte aqui, que as faltas de cumprimento de leis e a falta de valores humanos estão exterminando os valores éticos brasileiros, fazendo com que muitas pessoas não pensem no futuro da nação.
Não esqueço do meu tempo de criança, dos conselhos simples de meu pai, minha mãe, minha vó e os justos que os precederam, nos orientando a não roubar. Nunca me saiu da memória, a voz de meu saudoso pai que nos dizia: “Se achares o lápis ou o apontador de seu colega, devolva”. Este foi um grande legado de meu pai, continuado por Vicente Gomes de Morais, outro exemplo de nobreza.
A honestidade hoje em dia está em ruínas. Por volta de 1921, o grande jurista Rui Barbosa decepcionado estava com a política, resolveu renunciar à cadeira de senador e ao usar a tribuna o fez nos seguintes termos: “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.”
Muito obrigado Senhora Presidente e Senhores Vereadores. Formulo votos para que sejam exemplo de legisladores para nosso Brasil. Que o bom caráter, a honra e a dignidade se consolidem nessa casa.

Atenciosamente,
João Bosco Macedo

Um comentário:

Irma Macedo Suarez Cavin disse...

Tio muito amado, merecida homenagem, parabéns...