segunda-feira, 14 de setembro de 2009

DROPS


Economia do Sertão cresce e petróleo acelera os negócios

O desenvolvimento econômico no Alto Sertão do Estado está em ritmo acelerado, e as pesquisas em busca do petróleo da Bacia do Rio do Peixe estimulam cada vez mais os setores como como a construção civil, o comércio e o turismo.Os sertanejos, que aguardam a resposta positiva sobre exploração do ouro negro, apostam numa mudança radical na economia e mesmo que o petróelo ainda não seja uma realidade, o surgimento de condomínios luxuosos, hotéis e pousadas indicam que o futuro promissor do Sertão não está tão distante.Em Triunfo, cidade com aproximadamente 10 mil habitantes, uma casa localizada no centro foi vendida este mês por R$ 100 mil, imóvel que há três anos poderia ser comprado por até R$ 10 mil - aumento de 900%.

A valorização dos terrenos e imóveis é uma realidade que tem impressionado os empresários locais e atraído investidores de fora. Desde 2007, quando os lotes foram arrematados na Nona Rodada de Licitações da Agência Nacional do Petróleo, proprietários de terra na região passaram a visualizar o Sertão de maneira diferente.

Hoje é praticamente impossível encontrar na Zona Rural entre Triunfo e Santa Helena, alguém que queira vender suas terras.A rede hoteleira de Sousa é outro setor que tem lucrado com a circulação de funcionários das empresas que estão pesquisando o petróleo na região.

De acordo com o levantamento feito este mês pela Secretaria de Turismo de Sousa, a cidade possui três hotéis, dez pousadas e seis motéis. Ainda conta com três locadoras de veículos, 17 restaurantes e churrascarias e três agências de viagem.

Da Redação com Portal Correio
Fonte: http://www.blogdofuxico.com.br/

##########

BNB abre concorrência para a contratação de advogados

O Banco do Nordeste abriu concorrência para contratação de serviços advocatícios a serem prestados em toda a área de atuação (Região Nordeste e Norte dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo). Ao todo são ofertadas 221 vagas, 35 das quais destinadas ao Ceará, sendo 08 para Fortaleza. Maiores informações no site do Banco, no caso, http://www.bnb.gov.br/

Cidades beneficiadas

Vão poder participar da licitação tanto advogados autônomos como sociedades de advogados, com domicílio profissional ou sede em qualquer cidade de Brasil.No Ceará, além das 8 vagas para o BNB em Fortaleza, vão ser beneficiadas as cidades de Aracati, Baturité, Boa Viagem, Brejo Santo, Campos Sales, Canindé, Crato, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Mombaça, Quixadá e Quixeramobim.

##########

Concurso: TCM cria 100 cargos
para ampliar os seus quadros

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) vai encaminhar à Mesa Diretora da Assembleia, nos próximos dias, proposta para extinção de quatro cargos comissionados e criação de100 cargos para preenchimento mediante concurso público.
Na sessão plenária do TCM, realizada na última quinta-feira, foi aprovada a Resolução que será encaminhada ao Legislativo estadual. O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará, Ernesto Sabóia, informou ao Diário do Nordeste que a Resolução era necessária e tratava apenas de uma adequação em função do Plano de Cargos e Carreiras (PCC).
Os 100 cargos de provimento efetivo a serem criados deverão ser preenchidos mediante concurso. Deverão ser convocados, de imediato, os primeiros60 aprovados, devendo 40 restante integrarem um cadastro de reserva, diz o presidente.
Erneste informou ainda que se houver tempo o concurso poderá ser realizado ainda este ano. "Vai depender da celeridade que a Assembleia der", completou. A criação dessas vagas não supre todas as necessidades de pessoal do TCM.

Fonte: http://www.lindomarrodrigues.com/

##########

CEARÁ APLICA APENAS 7,87%
DA RECEITA PRÓPRIA PARA SAÚDE
Por: Luciano Augusto

Um balanço realizado pelo Ministério da Saúde, e divulgado na edição desta segunda-feira (14) da Folha de São Paulo, revela que o Estado do Ceará aplica apenas 7,87% de sua receita própria na área da saúde. Segundo a Constituição, os Estados devem destinar no mínimo 12%.
De acordo com os dados, o Estado do Ceará está entre os sete piores na classificação da aplicação de verbas para a saúde, na 23o lugar, perdendo apenas para o Piauí, 24o, Paraíba, 25o, Minas Gerais, 26o e o Rio Grande do Sul na 27o posição.
A Folha revela ainda que para atingir o percentual, a maioria dos governadores "maquiou" seus balanços contabilizando gastos que não foram propriamente com saúde pública. E cita exemplos como o Rio de Janeiro, que contabilizou como gasto em saúde os restaurantes populares e a despoluição da baía de Guanabara.
O Ministério da Saúde passou um pente-fino nas prestações de contas, eliminou tudo aquilo que não era ligado ao Sistema Único de Saúde e constatou que, na realidade, a maioria dos Estados não cumpre a Constituição. Dos 27 governadores, segundo o relatório recém-concluído, 16 aplicaram menos que os 12% obrigatórios.
Fonte: http://www.cearaagora.com.br/

Ojo:
Entendeu agora a famosa crise da saúde?

Nenhum comentário: