sexta-feira, 22 de maio de 2009

De volta ao começo.......


JOCOSAS RECORDAÇÕES

Por CairoArruda
(membro da ACI)

Vez por outra, vêm à minha lembrança, fatos interessantes ocorridos comigo durante o periodo em que gerenciava a Farmácia Arruda, em Ipaumirim, trabalhando, inicialmente, ao lado do meu saudoso pai – Miguel Vasconcelos de Arruda, e depois, da saudosa sogra Joaninha Barbosa, e da própria esposa Mirian, que conciliava a atividade de professora com a de farmacêutica provisionada.
Naquela época, devido à grande carência de médico na cidade (apenas o Dr. Sebastião Barros de Almeida, pediatra, dava plantão semanal no Centro de Saúde do Estado, pois residia em Lavras da Mangabeira), o farmacêutico, mesmo prático, (como era o meu caso e do meu genitor), tinha que fazer, muitas vezes, o papel de esculápio, e curar os casos mais corriqueiros, que se lhe apresentavam no dia-a-dia.
Certa feita, a amiga Zefinha Batista, (sabedora que a sua mãe Antonia Batista (de saudosa memória)
tinha uma certa consideração a mim, estava hipertensa, e era fumante de cachimbo, e também, uma fervorosa devota de São Sebastião, pediu-me para aconselhá-la a abandonar o fumo. Como se tratava de uma pessoa um tanto rígida, e muito apegada ao vício do tabaco, tive que estudar uma maneira mais convincente, no sentido de convencê-la a deixá-lo. Então, depois de medir a sua pressão arterial, eu disse para ela: Dona Antonia, fiz uma promessa com São Sebastião para a senhora deixar de fumar. E, incontinenti, ela foi taxativa: “Tá bom, basta, quem fizer suas promessas que cumpra”. Resultado - fumou até a sua morte.
Outro evento, igualmente jocoso, foi de um cliente portador de feridas infectadas, nas pernas: após indicar-lhe os remédios, disse-lhe para evitar comer galinha, e ele perguntou-me: “mas, capão eu posso comer?” (capão é o frango de tamanho avantajado, castrado).
Eis uma outra jocosidade, vivenciada pelo Dr. Antocildo Barbosa Ribeiro (o popular Dr.Nino, ex-Diretor do Hospital-Maternidade Maria José dos Santos, de Ipaumirim, e ex-Prefeito de Umari): em receitando um garoto muito esperto, e como ele estava com alguma infecção no corpo, recomendou a sua genitora para o paciente não ingerir alimentos considerados, no linguajar interiorano, como reimosos. Como não houve melhora com o tratamento, o mesmo voltou ao Dr.Nino. Este, indagou-lhe: “você andou comendo coisa carregada, não foi?, recebendo como resposta: Doutor, eu não sou ladrão. Ladrão pode ser o senhor!
Mas, a despeito de hipertensão arterial, tomamos conhecimento através do Jornal O TEMPO, de BH, que acaba de ser descoberto um vírus muito comum, de nome citomegalovírus (CMV), por pesquisadores do Centro Médico Beth Israel Deaconess, nos Estados Unidos, que pode ser uma das causas da pressão alta, e cuja descoberta vem facilitar o diagnóstico e tratamento da doença, que, nas mais das vezes, o seu próprio portador, não sabe que dela sofre.
O avanço da ciência, principalmente no campo da medicina, está contribuindo fortemente para que o ser humano (seja brasileiro ou estrangeiro), mormente, os orientais, para aumentar a sua perspectiva de vida, desde que tenha os cuidados necessários, evitando o sedentarismo (caminhar ao ar livre regularmente, de acordo com a sua capacidade físico-cardíaca), o fumo e alcool, e, sobretudo, possuir autocontrole quanto à gula.
Somente assim, ele terá (como eu) condição, de muitas recordações contar, na sua long-life.

E-mail: cairomiri@yahoo.com.br
A foto é do blog Ipaumirim, de Cleidinha