sexta-feira, 13 de abril de 2012

Vi no Icó é notícia

Municípios da região são selecionados para o Programa Minha Casa, Minha Vida


O Ministério das Cidades divulgou, nesta quinta-feira [12], a lista dos Municípios contemplados pelo Programa Minha Casa, Minha Vida [MCMV].

As informações foram divulgadas após mais de 120 dias da data esperada e três adiamentos. Os recursos do Governo Federal será destinada especialmente para cidades com menos de 50 mil habitantes.Ao todo 2.582 Municípios receberão apoio financeiro para construção de 107.348 moradias, no valor de R$ 25 mil cada, sendo 40 ou 50 unidades em média, por localidade.

REGIÃO - Da lista divulgada pelo Governo Federal, fazem parte os municípios de Baixio [50 habitações]; Cedro [50]; Ipaumirim [40]; Lavras da Mangabeira [50]; Orós [50]; Pereiro [40]; e Umari [40].As construções das 320 unidades habitacionais apresentadas anteriormente se dividem entre projetos enviados pelas Prefeituras [Baixio, Cedro, Lavras da Mangabeira e Orós] e Governo Estadual [Ipaumirim, Pereiro e Umari].

ESCOLHA - O critério de seleção foi o nível de pobreza dos Municípios, ou seja, onde há mais famílias carentes. Pois, o governo federal usou os recursos para atender metas de outro programa, o Brasil sem Miséria. O investimento para a construção das casas é de R$ 2,8 bilhões. Mas, há também contrapartida dos Municípios, como a aquisição dos terrenos, por exemplo.Segundo o governo, 1.163 entes municipais foram selecionados pela primeira vez no MCMV. Outros 1.419 foram escolhidos também em etapas anteriores. O número de inscritos para serem contemplados nesta etapa chegou a 4.042 Municípios. Eles pediam a construção de 426.146 unidades habitacionais, em 8.939 propostas enviadas ao Ministério.

##########

CÁ COMIGO:

Questões importantes para refletir.

1. A MAIS PREOCUPANTE: o critério de seleção considera o nível de pobreza, fato que depõe contra o nosso município. Isto quer dizer que estamos entre os piores e portanto estamos onde sempre estivemos a despeito de 58 anos e tantos quantos prefeitos. Ao longo de tantos anos não conseguimos ir além da maquiagem urbana e da mediocridade política.

2. DOS MALES, O MENOR: Pelo menos, espera-se que algumas famílias vão viver em melhores condições de moradia, o que é importantíssimo mas ainda falta muito para representar qualidade de vida.

3. A CESAR O QUE É DE CÉSAR - o projeto das casas em IP é um projeto do Governo Estadual e cabe ao Governo Municipal, como contrapartida, a aquisição dos terrenos.

4. FISCALIZAR É PRECISO - Este tipo de obra demanda fiscalização intensa da população tanto no sentido da transparência e clareza na definição dos critérios de seleção dos beneficiados quanto na própria qualidade da construção das unidades habitacionais.

Aproveitando o ensejo para lembrar um fato recente que repercutiu no facebook: o conserto do asfalto de uma das rodovias aí da região, próximo ao Distrito de Felizardo. Uma rodovia que recentemente foi praticamente refeita, já está cheia de buracos e sendo consertados com barro segundo as informações no face. Infelizmente parece que tem que ser assim. O método é sempre o mesmo: o serviço de baixa qualidade e portanto mais econômico para as empresas responsáveis pela obra compensa o investimento feito no financiamento das campanhas políticas. Abaixo o post no FB:

"Ecilda Ferreira Pereira GENTE, TO HORRORIZADA COM Q VI HOJE, ME DEPAREI COM UMA OPERAÇÃO TAPA BURACOS, ALI NA ROTATORIA, DEPOIS DO POSTO FISCAL, PROXIMO AO FELIZARDO, ELES ESTÃO TAPANDO BURACOS COM BARRO, DA PRA ACREDITAR ? TAPAR BURACOS NUMA BR COM BARRO, ISSO É UMA VERGONHA, SO NO NOSSO CEARÁ UM NEGOCIO DESSE. E É UMA EMPRESA Q TA FAZENDO ISSO, JA PENSOU QUANDO CHOVER EM CIMA DESSE BARRO ? O MELELE Q VAI FICAR NA PISTA ? KA KA KA KA Q VERGONHA NÉ GOVERNADOR ? TANTO IMPOSTOS Q PAGAMOS, NUM DA PRA TAPAR ESSES BURACOS COM ASFALTO ? DUVIDO Q ACONTEÇA ISSO NO ESTADO DA PARAIBA. MAS NO NOSSO CEARÁ ACONTECE. FICA AKI O MEU PROTESTO, SEI Q Ñ VAI SERVIR, MAS PELO MENOS Ñ FICO CALADA. É UMA IMORALIDADE E VERGONHOSO......."

Nenhum comentário: