quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Quarta-feira ingrata

Bloco lírico
Tradição e da criatividade no carnaval do Recife
Dancei, pulei, brinquei até umas horas, como dizem os pernambucanos.
Segunda, foi dia de Recife antigo, blocos líricos que são imperdíveis pela beleza e harmonia. Vários shows espalhados pelos polos com músicas para todos os gostos. Do belíssimo frevo de bloco ao autêntico brega, passando pelo rock, cumbia e outros ritmos, dá de tudo no Recife antigo.
Carnaval mais light, a noite contribuindo para amenizar o calor, animação e, como em Olinda, tudo muito tranquilo.

Mercado da Boa Vista

Interior do mercado

Ontem, fui experimentar um carnaval diferente, fui brincar na manhã de sol do Mercado da Boa Vista no Polo das Tradições. Lá, eu vi o mais belo espetáculo de frevo em toda a minha vida. As agremiações eram puxadas pelo urso, uma das brincadeiras mais populares do carnaval de Pernambuco. O urso, figura central da brincadeira, vem vestido à caratér puxando o bloco e sua orquestra.
O mercado tem um pátio interno onde se armam toldos, as mesas na volta e uma orquestra tocando nos intervalos entre a passagem dos ursos. Conheci uma foliã de 104 anos, uma negra animada que dividia a mesa com políticos, médicos e familiares.
Eu diria que o carnaval do mercado faz uma linha de carnaval familiar, idosos, adultos, crianças brincando tranquilamente. A experiencia de revitalização dos mercados como espaços de cultura associada ao comércio popular vem dando certo em Pernambuco. E não é só no carnaval. Durante o ano, os eventos realizados em mercados públicos conquistam um público diferenciado.
Não faltam o clima descontraído dos mercados, pratos regionais, frios e bebida gelada.
Para não dizer que tudo é 100%, como na maioria das festas com menos movimentação, sempre há uma coroa ciumenta e embriagada que faz escândalos na presumida defesa do seu falido casamento com um gordo e mal amanhado maridão, coisas que você nunca vê no Recife antigo e em Olinda. Esse toque de baixaria quebra a harmonia da festa mas a turma do "segura a beba" entra em ação e o baile continua. Foi este o único incidente que presenciei em todo o carnaval 2010.
Terça de noite fiquei em casa para recarregar as energias. Hoje, a vida continua e amanhã é dia de vida normal.
O carnaval é uma festa linda e o carnaval dos carnavais é indiscutivelmente em Olinda.
Olinda quero cantar
A ti esta canção...
Valeu 2010!
Esperando o carnaval de 2011, se Deus quiser.
ML

Nenhum comentário: