sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Parabéns Aurora

Criado pela Lei 2.047 de 10 de novembro de 1883 o município de Aurora é por isso mesmo detentor de um dos mais ricos e significativos passados históricos da região caririense, de onde se destacam os trágicos acontecimentos ocorridos entre dezembro de 1908 e meados de 1909, quando a então Vila de Aurora foi invadida e saqueada por bandoleiros, a mando de potentados do Cariri.
Aurora é ainda a terra natal de figuras notáveis e emblemáticas a exemplo da célebre Marica Macêdo, o poeta Serra Azul, o pintor Aldemir Martins, o cantor Alcymar Monteiro, o literato Hermenegildo de Sá Cavalcante, o escultor Nego Simplício, e a própria Dona Aurora antiga proprietária de uma taberna às margens do rio de cujo topônimo se tornou possível trocar-se o nome primitivo de Venda para o atual de Aurora.
O município possui cerca de 30 km do seu território cortado e banhado pelas “águas doces e férteis” do Rio Salgado, que inclusive, divide a cidade/sede quase ao meio no sentido Sul-Norte; indo desaguar no Jaguaribe já nos limites do município de Icó. Cumpre destacar igualmente que Aurora se notabilizou a partir da década de 20, devido construção e inauguração da sua estação ferroviária; fato ocorrido em 7 de setembro de 1920, sendo, por conseguinte, a 1ª e mais importante estação da região, uma vez que as de Juazeiro, Missão Velha, Crato e Ingazeiras só vieram a ser edificadas anos depois. Por conta disso, Aurora ficou durante muito tempo sendo o entroncamento final do ramal da rede ferroviária cearense (RVC). Deste modo acolhia todos os viajantes do baixo Cariri que vinham pernoitar na cidade no sentido de chegar à capital.
Durante muito tempo Aurora pôde extrair da terra o seu ouro branco – o algodão, uma antiga atividade agrícola propulsora da economia aurorense que junto à existência do trem marcou significativamente a vida e o comércio do município num passado recente. Foi assim. Era assim. Hoje, Aurora se ressente tanto da economia algodoeira quase inexpressiva, dentre outros fatores pela praga do bicudo que a dizimou em toda região; quanto do restabelecimento do trem, cuja ausência tem causado além de saudades, um verdadeiro “peso morto” na lida cotidiana do povo e no progresso do município.
Confira toda programação da 1ª Festa Cultural da Emancipação - Edição 2009 Comemorativa aos 126 anos de Aurora promovida pela Prefeitura Municipal.

De 07 a 10 de novembro de 2009
“Aurora: 126 anos de história, cultura e tradição”.

Abertura: Sábado - 07 de Novembro

19:30 h – Dãozinho dos Teclados
20 h - Sebastian dos teclados
21 h – Forró Garota Teimosa.
23 h – Forró Lenhada e Karine Mitre
01 h – Forró Chave de Ouro.

Domingo - 08 de novembro

19 h – Cris e Cristian
20 h – Forró Xoteado
21 h – Forró com Jeito
23 h – Sirano e Sirino
01 h – Forró de Rocha.

Segunda-feira - 09 de novembro

19 h – Apresentação de Repentistas Populares
20 h – Carpegiano dos Teclados
20:30 h - Heraldo e André
23:30 h – Fábio Carneirinho.
01:30 h - Forró Pesado

Terça-feira - 10 de novembro (Dia do Município)

05 h – Salva de fogos e Alvorada Festiva com a banda de Música Senhor Menino Deus.
Local - Paço municipal:
Execução dos Hinos: Nacional e Municipal. Hasteamento das Bandeiras: do Brasil e do Município.
Palavra oficial do prefeito e outras autoridades.
08h – Missa de ação de graças alusiva a passagem dos 126 de emancipação cívica-política de Aurora.
Local – Igreja Matriz do Sr. Menino Deus.
O7 h – Início do Torneio da Emancipação – Futebol de areia infantil
Local – Campinho da estação.
08h – Peneirão de Futebol para a escolhas de talentos juvenis das escolinhas de futebol da Seculte com as presenças dos observadores do Clube Atlético de Cajazeiras - PB.
Local: Estádio Novo.
08:30 h – Palestra: “Aurora, 126 anos: uma história que engrandece a própria história”.
Local: Salão do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR). – Palestrantes: Dr. Vicente Landim de Macedo – pres. de honra da AFA/Brasília.
09 h – Atletismo: Corrida ecológica dos 126 anos.
Saída: Quandra Poliesportiva – Araçá. Percurso: Querumbina/Olho d’água/Araçá.
09 h – Visita da comitiva municipal e convidados à pedra fundamental (Terreno) para a construção da Escola Técnica e Agência do INSS – bairro Araçá.
10 h – Encontro com os atletas mirins do Projeto Segundo Tempo para a entrega de camisetas do PST e palestra infantil com a professora Elizete Albuquerque.
Local: Pátio da Seculte.
12 h – Partida de Futsal feminino – Quadra Poliesportiva – Araçá.
15h – Decisão do Campeonato Juvenil segunda divisão – Luiz Simião de futebol amador.
Local: Campo do Romãozão.
15:30h – Jogo de confraternização: Veteranos da Seculte X Veteranos de Juazeiro do Norte - Local: Novo Estádio.
17h – Final da Copa Aurora Lêço Quezado de Futebol.
Local: Novo Estádio.
19 h – Os Coiotes
19:30 h – Premiação das equipes e dos destaques da Copa Aurora, do Campeonato Juvenil e do torneio infanto-juvenil de futebol alusivo aos 126 anos do município.
20 h – Desfile e escolha da rainha do município edição 2009.
21 h – Forró Boca de Moça
23 h – Garota Safada.
01 h – Forró Lá di Nois.
03 h – Namoro novo.

Nenhum comentário: