terça-feira, 24 de novembro de 2009

Comentários moderados, sim!

(Rosana Hermann)
O blogueiro faz um post sobre uma briga num colégio. Uma pessoa entra e, anonimamente, comenta. Comenta, ataca, critica, xinga, faz tudo aquilo que não faria com seu nome, sobrenome, endereço no mundo real e do email. Mas faz. O blogueiro deixa o comentário lá. Publica-o, aprova-o. O comentário passa a ser público, como qualquer outra página na Internet, ao alcance do mundo. A pessoa que o comentarista anônimo ofendeu, a diretora da escola, entra com um processo por danos morais. Contra O BLOGUEIRO. Não contra o comentarista anônimo, mas contra O BLOGUEIRO.
O blogueiro não sabe de nada. O tempo passa. A ação é julgada. E, de repente, vem um aviso de PENHORA de BENS do blogueiro.
Tem cabimento? Não tem, mas aconteceu.
O blogueiro é o Emilio Moreno, de Fortaleza. E a história toda está aqui, no blog Silenzio.
E é por isso, amiguinhos, que todo blogueiro que ama seu pescoço, seu blog, sua vida, seus bens, modera comentários em seu blog. Quem não entende sai gritando “censura! tirania”, e etc. Porém, perante a LEI brasileira, por enquanto pelo menos, quem torna o comentário público é a pessoa que aperta o botão de aprovação do comentário, mesmo que seja um comentarista anônimo. Tanto faz, aos olhos da lei. Se o comentário ficar retido, numa caixa, ele não é público. Não tem endereço na Web, não pode ser lido de forma aberta. Se o comentário for aprovado, o responsável pela publicação é que toma o processo e não o autor.
Eu sei, não faz sentido. A pessoa ofendida deveria pegar um advogado, pedir os DADOS de log do usuário que a ofendeu, entrar com um processo de quebra de sigilo do provedor de acesso e, finalmente, pegar os dados do ofensor.
Acontece que… a LEI NÃO OBRIGA a provedora/operadora a GUARDAR os logs de acesso. O comitê gestor apenas RECOMENDA que os logs sejam guardados. E..adivinha? Elas apagam tudo. Por isso não se consegue processar o autor. Porque apagam os logs. Entendeu como é? O comentarista anônimo escapa ileso, porque sua parceira, a provedora, apaga seus registros. E o blogueiro, que vive na luz, tem nome, identidade e oferece LIBERDADE é punido.
Achou bonito? Não? Nem eu.
Portanto, comentários moderados. Quer escrever, xingar, escondidinho no cantinho do seu medo? Manda bala. Vai ficar lá na caixinha de spam, junto com tudo o que é filtrado. Ofensas, palavrões cabeludos, tentativa de propaganda, offtopics sem sentido e tudo mais.
Em terra de justiça online cega, quem tem filtro de moderação é rei.

Cá comigo:
Se eu fosse publicar tudo o que mandam, eu nem estaria na cadeia. Estaria no inferno. O nosso blog sempre estará disponível para críticas e sugestões inclusive sobre o próprio blog. Às vezes, as pessoas aproveitam para fazer comentários que nada acrescentam querendo gerar pauta. Santa ingenuidade!
Faz tanto tempo que nem voto em Ip! Nem lembro quando transferi meu título mas o fiz porque achei que se eu ficasse votando em Ip sempre estaria comprometida com os candidatos que meu pai apoiava e eu queria ter livre arbítrio sobre minhas escolhas. Só que esse livre arbítrio não acomodava as candidaturas opostas às que meu pai apoiava. Enfim, fui das primeiras a acreditar no PT e até as últimas eleições fui fiel às minhas convicções de, no mínimo, não optar pelo pior. Pelo menos, eu voto em gente em quem acredito, o que tá cada vez mais difícil.
Aliás, em Ip eu nunca tive nem tenho preferencias partidárias. É tudo tão igual nas proposições e nos métodos... mas ainda assim não é motivo para atacar pessoalmente ninguem, como tantas vezes me insinuam.
O que diz respeito à vida pública é da conta de todo mundo, precisa ser submetido à avaliação constante, à crítica severa, principalmente se não houver respostas positivas através de ações concretas que beneficiem a comunidade. E faz tempo que Ip não tem isso. E como faz!
Trocaram o coletivo pela política de pequenos favores pessoais e só reclamam porque o que é teu não é meu.
Eu acredito que integro uma minoria que quer ver realizações, bons índices na educação, uma saúde decente, segurança, respeito aos idosos, atenção com as crianças e jovens. Isto parece um sonho inalcançável diante do oceano de esperteza que banha os contextos e as alianças políticas. Mas eu prefiro acreditar que ainda há jovens que não se contaminarão e que - apesar das tentações - devem romper com o costume e um dia farão um Ip melhor.
ML

Nenhum comentário: