quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Cidadania ativa

Ser um melhor cidadão está na sua mão
Ser um cidadão activo só depende de si. Quanto mais activo e dinâmico for o seu papel na sociedade, mais e melhor se desenvolverá a sua freguesia, o seu município, o seu país. É isto a cidadania activa.
O poder que cada um de nós tem, seja isolado ou organizadamente, de intervir responsavelmente, é de extrema importância para aumentar a eficácia dos poderes públicos. Só através da sua participação e acção construtiva pode exigir mais das entidades oficiais.
Muitas vezes, de forma automática, os políticos são acusados de “fazer tudo o que lhes apetece”, de “não fazer nada” ou de “fazer tudo mal”.
As autarquias assumem abertamente que a crítica é bem-vinda, desde que responsável, fundamentada e representativa. Participar e exigir, mais do que um direito, é um dever e responsabilidade de todos.
Assim, a cidadania activa, assumida de forma responsável é essencial para melhorar a eficiência dos políticos e das suas políticas. A mudança passa por todos, por isso é necessário ter consciência que a sua voz conta. Faça uso dela.

Não se limite a apontar o dedo. Participe activamente,
O voto é a expressão máxima da cidadania. Mas… não chega!
A vida não pára. Todos os dias surgem novos problemas, necessidades, expectativas. Todos os dias são tomadas decisões. A sua comunidade, freguesia, município precisam da sua voz activa todos os dias.

Quanto mais participada for uma decisão, melhores resultados surgirão.
A cidadania activa valoriza a nossa sociedade e reforça a democracia.
Seja activo, participe!

Nenhum comentário: