sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Da adolescência à “evelhescência”

Por Cairo Arruda
(membro da ACI e ACEJI)

Desde a adolescência, (quando aluno da saudosa Escola Agro-Técnica Vidal de Negreiros, sediada em Bananeiras-PB, onde estudei, juntamente com os manos Marley e Télámon, por três anos, em sistema de internato), venho acompanhando as atividades e a conseqüente evolução dos Correios, a hoje Empresa de Correios e Telégrafos – ECT.

Naquela época, década de 50, - os nossos pais moravam em Barro-CE. - , essa Empresa era uma espécie de bom Papai Noel para nós, ao transportar mensalmente, as gulozeimas para as nossas merendas, e um dinheirinho para algumas despesas extras, pois a antiga Escola (atualmente “estadualizada” e sem aquele conceito e eficiência de outrora), nada deixava a desejar em matéria de disciplina, aprendizagem e assistência a seu alunado.

Àqueles tempos, eu já era um admirador do trabalho dessa Estatal, dada a sua utilidade, presteza e segurança, e cito até algumas estorinhas jocosas, envolvendo-a: um colega cujos pais residiam numa cidade do interior paraibano, assim se expressou num telegrama – “Papai estou usando cabeleira envie brilhantina glostora urgente”. Um outro, enviou ao genitor este despacho telegráfico:”Papai estou sem merenda envie banana caçuá correio”.

Hoje, já “envelhescente” (termo que está em voga entre os idosos da elite), considero os Correios, uma das empresas brasileiras que mais tem evoluído, quanto à eficiência, dinamismo, seriedade, confiabilidade e segurança, em suas atividades dentro e fora do território brasileiro, competindo em pé de igualdade com as congêneres de paises de primeiro mundo.

Um dos serviços que presta, também digno de muito elogio, é o de SEDEX, atendendo pontualmente aos seus usuários, seja pessoa física ou jurídica, de leste a oeste, de norte ao sul do País.

Uma outra tarefa que a ECT desempenha com sabedoria e presteza, é a de Representante do BRADESCO, o conhecido Banco Postal, com expediente diferenciado dos demais estabelecimentos bancários, ou seja, das 9 às 17 horas, atendendo a empresas e cidadãos, pronta e eficientemente, em horário elástico.

Na parte social, contribui de maneira admirável, para com as crianças carentes de até 12 anos de idade, promoção denominada Papai Noel dos Correios, iniciada há mais de 10 anos, que atua dos grandes centros populacionais até os mais distantes grotões do Brasil, e que consiste em arrranjar patrocinadores para presentear aqueles gurís-remetentes de cartinhas solicitando presentes, por ocasião do Natal.

Por tudo isso, e outras coisas tantas, da adolescência à “envelhescência”, continuo sendo um grande simpatizante e modesto usuário dos Correios, pelo excelente e profícuo trabalho que presta a todas as classes sociais brasileiras.

E-Mail: cairomiri@yahoo.com.br

Nenhum comentário: