sábado, 14 de junho de 2008

Sábado em queda livre

CONVENÇÕES PARTIDÁRIAS

Os partidos começam a realizar suas convenções para homologar candidaturas, com ou sem coligações, vulgo conchavos, para estabelecer territórios, zonas de mando e otras cositas impublicáveis.
Cai o pano e - por trás das cortinas - entra o vale tudo. Quanto vale um voto? E um cabo eleitoral? E se financiar a campanha, recebe o que ? Construções? Coleta do lixo? Fornecimento? Eleitor não vale. Só vale voto.
Demandas da comunidade? Faz parte do discurso, talvez do programa. Na administração, a conversa é outra. Manda quem pode, obedece quem tem juízo.
Ah, tá!

***********

E IP, quando vai cumprir o ritual? Quem será o(a) vice e o(a) versa?

*******

São João

Vai ter São João em Ip? Em Lavras, vai ser animado. Pelo menos, é o que diz o site da emissora Vale do Salgado. Em Cajazeiras, já é tradição. Da ultima vez que passei em Ip, foi tão triste.. deu uma uma pena!!!!!

*******

E no rolo dos títulos? Quantos foram cancelados em Ip?

**********
Carta enviada ao blog a respeito do artigo de Rubens Dário: Alagoinha, enchente, cocada e educação publicado em 25 de abril de 2008.

Oi Maria,

Acho que essas coisas não expiram e ainda está em tempo responder isso, não?
Certo, fui eu que escrevi o texto que você critica. Permita-me refutar alguns posicionamentos seus."A impressão que fica é que não há necessidade de se estudar para trabalhar e conseqüentemente ganhar dinheiro". Sua impressão está correta, fico feliz por ela condizer com a minha visão de mundo, no caso dessa realidade específica de Ipaumirim. Uma pena é você ter interpretado de forma enviesada o que escrevi.
Ora, veja, não sou contra a educação, por Deus. Justamente ao contrário, creio que qualquer mudança efetiva nas estruturas sociais tem a educação como ponto de partida fundamental. Percebi outro dia que entrei em minha segunda década de estudos ininterruptos, desde a pré escola. E não poderia, de forma alguma, exercer minha profissão ou mesmo discutir com você se não tivesse estudado. E estudado muito, não só na escola, pq saber que b com a faz ba te torna um técnico em letrinhas, não um alfabeto, agora conseguir usar essa ferramenta para algo além de assinar seu nome exige uma vivência que as escolas brasileiras - principalmente as das regiões pobres e rurais, como é o caso - não oferecem.
E é esse justamente o ponto, a qualidade do que é ensinado. Retomo seu "A impressão que fica é que não há necessidade de se estudar para trabalhar e conseqüentemente ganhar dinheiro". Ora, está absolutamente correto, é claro que não há! Estudar física? Para que diabos serve horas e mais horas de ótica, calcular a trajetória da luz é importante para quem? E números irracionais? Química orgânica? Gramática de excessão? A lista é enorme, posso continuar citando disperdicios educacionais até o fim dos bits da internet..
Por uma lógica fria e objetiva, estudar é tempo perdido, investimento jogado fora. No que isso vai ajudar o cidadão a conseguir os empregos aos quais ele tem acesso? De fato, ele perde dinheiro quando estuda, pelo tempo que deixa de trabalhar.
Os exemplos que você coloca sobre a importancia da educacao no dia-a-dia são referentes à educação superior, ou se ensina agricultura sustentável com manejo racional de pastagem nas aulas de geografia do ensino médio na rede pública do Ceará? E aí eu te pergunto, qual é a exigência de trabalho de nível superior em Ipaumirim? Qual é a possibilidade real de um trabalhador da cidade, ou da fábrica de big, caso queira, ingressar numa universidade? A resposta pra ambas é a mesma: mínima em relação ao tamanho da população. Infelizmente é assim nossa realidade.
As crianças tem que estudar? Que estudem xadrez no lugar de matemática, lógica no lugar de física, poesia no lugar de gramática. Isso é formar um indivíduo, um cidadão. O que temos hoje é um modelo que forma técnicos para passar no vestibular. E se o aluno nao quer passar no vestibular, bau bau, depois de ler e escrever e fazer as contas básicas acabou-se pra ele a escola.
O que vc acha?
Meu blog é o www.mochileiroimpreciso.wordpress.com, podemos continuar o debate.
beijo
Postado por Breno no blog ALAGOINHA.IPAUMIRIM em 11 de Junho de 2008 00:40
Em tempo: Breno é o rapaz que fez a matéria no UOL sobre as inundações em Ipaumirim. Repasssei ao Rubens Dário a sua carta. Obrigada por participar do nosso blog.
**************
Procura-se
Data: 28/03/2008 17:28:51
De: cicera holanda de lucena (jessica100igual@hotmail.com)
IP: 201.9.69.126
Assunto: Procurar minha mãe
Oi gugu, te envio este imail com a esperança q você me ajude a encontrar minha mãe q desaparesceu eu tinha 05 anos nunca a procurei mas gostaria de saber seu paradeiro para confortar meu coração hoje tenho 35 anos já sou mãe e faço de tudo para q meus filhos não sofram o q eu sofri. Bem se você se interesar moro em Ipaumirim uma cidadezinha q fica no Ceará. O endereço é BR116 km 420 Posto Fiscal de Ipaumirim e minha mãe se chama Maria Lurdes Lucena me ajude por favor.
thal brigada.
Alguem pode ajudar????
**************

Nenhum comentário: