domingo, 30 de setembro de 2007

DOMINGO MEMORIOSO

Domingo Memorioso traz, hoje, as lembranças de Joana D’arc Vieira Guedes compartilhadas por ex-alunos da Escola Pingo de Gente. As fotos foram gentilmente cedidas por Joana que as guarda carinhosamente. O texto da matéria também é dela e os depoimentos são de pessoas da comunidade que participaram, direta ou indiretamente, do cotidiano da escola.

CENTRO DE ARTES E RECREAÇÃO PINGO DE GENTE

A razão da fundação desta escola, em Ipaumirim, na década de 80, é que eu Joana D'arc já havia trabalhado em Fortaleza com educação pré-escolar e tinha me identificado muito com esse trabalho. Voltando de Fortaleza para fazer pedagogia na UFPB em Cajazeiras, passei a morar novamente em Ipaumirim , queria muito trabalhar. Já havia participado de congressos na educação pré-escolar e chegando em Ipaumirim os pais tomaram conhecimento e passaram a me incentivar, assim foram chegando pessoas de várias cidades do Brasil inteiro, para assumirem as agências do Banco do Brasil e BEC, daí veio a necessidade de funcionar mais rapidamente uma escola para atender a todos. "Assim nasceu o Pingo de Gente". Iniciou com 68 alunos, logo atingiu 90 e não parou mais de crescer. Esse crescimento fez surgir a necessidade de ampliação. A cada ano a última turma formava a seguinte. Então já funcionando de 1ª à 4ª série tive que fazer um Convênio de Entrosagem com a Escola de 1º Grau D. Francisco de Assis Pires, para poder trabalhar com documentação e expedir transferências.
O Pingo de Gente era a outra casa daquelas crianças, era a diversão, socialização, a escolinha que todos amavam. A aprendizagem; objetivo maior; daquela casa de ensino fazia com que os alunos transferidos não sentissem nenhuma dificuldade em acompanhar os colégios das cidades em que eles chegavam:Fortaleza, Natal, São Paulo etc. Esse era o depoimento dos pais enviados para mim.
As festas eram muito bem organizadas nos mínimos detalhes com teor rigoroso de bom atendimento, era para todos um grande acontecimento. A cidade não tendo muita opção essas festas representavam para os pais um grande encontro de bons e grandes amigos. A escola seguia o método de línguas do CCAA( Fortaleza) onde as crianças aprendiam a ler num prazo de 60 dias, isso era motivo de orgulho para os pais.
Todos os anos os professores eram capacitados, a fim de se habilitarem no trabalho infantil e eu exigia dedicação extremamente rigorosa aquelas crianças. As datas especiais eram comemoradas em grande estilo. O Clube Recreativo de Ipaumirim era palco para muitas peças de teatro vindas de fora, apresentação de palhaços, valsinha do ABC, conclusão da 4ª série. O parquinho infantil era adorado por todos, as atividades eram sempre inovadoras.
Como tudo na vida passa, um dia tive que sair de Ipaumirim. A escola deixou de funcionar causando em mim uma tristeza muito grande e acredito que em toda a família " Pingo de Gente". Hoje guardo boas recordações e carinho de todo esse povo que me apoiou. Sinto-me lisonjeada e orgulhosa quando sei que "aquelas crianças da tia Joana" muitas estão formadas.
Deixo o meu agradecimento por esse espaço que me foi dado para resgatar a importância daquela Unidade de Ensino. Tia Joana hoje psicopedagoga, continua amando todos vocês da mesma forma. Aproveitei para criar a comunidade "Adorava o Pingo de Gente", participem!!! Ficarei grata em manter contato novamente com todos vocês que um dia fizeram parte da minha vida. Termino esse depoimento muito emocionada...
Um grande abraço
Joana D'Árc Vieira Guedes


SER PROFESSOR (A)

É buscar dentro de cada um de nós forças para prosseguir, mesmo com toda pressão, toda tensão, toda falta de tempo... Esse é nosso exercício diário!
Ser professor (a) é se alimentar do conhecimentoe fazer de si mesmo (a) janela aberta para o outro. Ser professor (a) é formar gerações, propiciar o questionamento e abrir as portas do saber. Ser professor (a) é lutar pela transformação... É formar e transformar, através das letras, das artes, dos números... Ser professor (a) é conhecer os limites do outro. E, ainda assim, acreditar que ele seja capaz... Ser professor (a) é também reconhecer que
todos os dias são feitos para aprender... Sempre um pouco mais... Ser professor (a) É saber que o sonho é possível... É sonhar com a sociedade melhor...
Inclusiva... Onde todos possam ter acesso ao saber... Ser professor (a) é também reconhecer que através das letras, das artes, dos números É sonhar com a sociedade melhor... Inclusiva... Onde todos possam ter acesso ao saber...
Ser professor (a) é também reconhecer que somos, acima de tudo, seres humanos, e que temos licença para rir, chorar, esbravejar. Porque assim também ajudamos a pensar e construir o mundo. Todos os dias do ano são seus, professor(a)!
Parabéns!
Fonte: htttp://www.sinpro-abc.org.br/download/bol261.pdf

DEPOIMENTOS

"Bom, eu era muito pequeno quando entrei no Pingo de Gente. Minha mãe Luci conta que eu entrei lá quando tinha dois anos de idade, no 'maternalzinho'. Era tão pequeno que a bermuda parecia uma calça comprida. Pouco tempo depois, meu irmão mais novo também começou a estudar lá com um ano e seis meses. Foi preciso abrir exceção porque o menino era muito novo (!). Mãe precisava ir a Cajazeiras com minha irmã (que também estudava lá) todo dia pela manhã. Como era muito pequeno, lembro vagamente da fardinha, que era azul, e tinha um bolsinho na frente. Também lembro da farda suja de tinta guache, da massinha de modelar. Por um tempo a gente morou vizinho à escola, ou seja, mãe tinha o controle da gente on-line (hehehehe). Meu irmão Otávio era danado, mordia os colegas, comia o lanche dos outros, tia Larrubia que ficava todo tempo no pé pro menino não fazer mais 'arte'... Como era vizinho de casa, ele quase sempre fugia e voltava pra casa, e mãe ia deixar de volta. A gente aqui tem muita foto de desfile de Sete de Setembro, eu vestido de palhaço, com um monte de palhaço ao redor em cima de um escorregador...
Bom, qualquer coisa que eu lembrar depois mando de novo..... "
(Antonio Landim, universitário, Fortaleza. participação especial Luci Landim (mãe).



"Parece-me que quando cruzava aquela porta do Pingo de Gente algo diferente acontecia, mas o que seria isso que me inquietava a ponto de desejar estar sempre na escola, de vestir aquele uniforme inesquecível, de vestir aquela bata para aula de arte, de subir e descer no movimento da gangorra, enfim, cada lugar daquela imensa casa, que na nossa imaginação de criança tornava-se bem maior, oferecendo-nos um mundo de magia e conhecimento, de alegrias e brincadeiras, cuja arte de ser criança manifestava-se na ação diária de adentrar naquele mundo do conhecimento, no qual a cor dava vida aos desenhos e pinturas das paredes das salas, vida ao nosso constante e inquieto talento de criar e de aprender...E dessa forma o Centro de Arte e Recreação Pingo de Gente foi mais que uma escola, foi um mundo onde a imaginação não tinha limites, onde o aprender ultrapassava os muros da escola, onde a diversão nos inspirava a felicidade de sermos crianças que vivenciavam a doce e terna experiência do desenvolvimento do conhecimento. "(Wescley Jorge, Jornalista, Fortaleza)




"Joana D’arc, o prazer é meu, está me comunicando com pessoas tão inteligente inclusive você que sempre admirei sua capacidade como profissional que administrava uma INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL DE UMA QUALIDADE SEM TAMANHO. Adorava ir buscar Luiz Jean, só pra ficar olhando e admirando a ornamentação da escola e saia encantada com tamanha criatividade. Amava ler o slogan: GENTE MIÚDA DE INTELIGÊNCIA SEM TAMANHO. Fiquei deslumbrada com um desfile que você organizou, o ano eu não lembro, mas lembro-me de um pelotão com as crianças todas caracterizadas de soldados com armas feitas de jornais e uma linda faixa com a frase: ADULTOS,USEM NOSSAS ARMAS!" (Vânia Maria, professora, Maranhão)


"Trabalhar no PINGO DE GENTE foi um grande prazer e uma experiência inesquecível. Todos nós, professores e alunos, amávamos aquela escola,era um prazer e uma honra trabalhar em uma instituição com tamanha credibilidade. Éramos uma equipe unida em prol de um só objetivo:encaminhar o caminho certo para os nossos alunos. E tenho certeza de que os princípios por nós ensinados, cada um carrega consigo ate hoje. A todos os ex alunos e professores um grande abraço......." (Gudalupe, professora, Brasília)

" Oi, sou Liliana ex aluna da escolinha Pingo de Gente(a minha 1 escola).Esta escola traz boas lembranças, pois coisas boas a gente nunca esquece.Lembro até hoje das nossas festinhas de São João na Toca do Jia, dos desfiles feitos na rua onde as meninas desfilavam com suas bonecas, enfim de todas as festas organizadas pelas nossas tias. Lembro da tia Joana, tia Larubia, tia Vera, tia Débora ou seja, de todas as professoras que fizeram parte desta grande escola. Meus irmãos estudaram lá também. Um começou a estudar com dois anos e o outro com um ano e alguns meses, pois este entrou cedo porque minha mãe tinha que sair e não tinha com quem deixar, daí colocou para estudar lá. Lembro de alguns amigos que fiz na escolinha: Tattiane, Idalina, Viviane, Hélia, Luiz Jean, Izabelli, Maévia, Michelle( todos da mesma sala) ô tempo bom! Enfim, estudar nesta escola foi muito importante na minha educação sendo para mim a melhor escola que tive na minha vida. Amei estudar neste lugar e conhecer ótimas pessoas." (Liliana Landim Conrado, estudante de Farmácia, Fortaleza)


"O Pingo de Gente foi o começo da caminhada, ardoa, mas gratificante.a michelle, estudou sim lá, ela está casado hoje, está muito felizum grande abraço, tudo de bom!. "(Michel Jorge, estudante de Fisioterapia, Fortaleza)




"Iniciei minha vida estudantil na Escolinha Pingo de Gente, onde fiz o maternal I e II, foi um período muito importante, onde curto olhando minhas fotos. Lembro-me muito bem das tias Branca e Lelê, especialmente da tia Joana D'arc, diretora tratável e amável com os alunos. Adorei essa idéia de resgatar lembranças da cidade. Hoje sou Terapeuta Ocupacional, realizada na profissão que escolhi. Beijos!!!!!!"
(Kacia Rochelle, Fortaleza)



Quem quiser reencontrar colegas, professores, amigos pode entrar na comunidade do orkut Adorava o Pingo de Gente e deixar o seu recado


"Como ninguém, você exerce com maestria essa função. Você professora,
já foi criança e...
ontem você não entendia muitas coisas, hoje precisa se fazer entender,
criar soluções.
No seu dia-a-dia a sua capacidade de amar é colocada à disposição de todos.
Quando você volta para casa, a tarefa ainda não está terminada,
mas a sua consciência está em paz.
Você corre em paralelo com o tempo para não ficar ultrapassado.
Aceita-se todo por dentro para mostrar a seriedade que é exigida
e ainda sorrir para aqueles que precisam de afeto.
Na sua angústia existencial ainda se propõe a ajudar a quem procura.
Você avalia. Que coisa difícil é avaliar.
Aprova , reprova e finalmente recupera.
Pelos caminhos da sua vida você vai encontrando tantas portas.....
umas quase se fecham, quando deveriam se abrir.
Tantas que se abrem, quando deveriam fechar-se.
Portas sombrias, enferrujadas, à espera de alguém ansioso por um toque,
outras escancaradas pela falta de responsabilidade e amor.
E você, passo a passo,
vai contribuindo para cada uma delas.
Você transforma, ilumina, esclarece, compreende e vence o desafio.
É o suave mistério da sua vocação.
Como você é importante!!!"

PARABÉNS JOANA

3 comentários:

Brenda Vieira disse...

Adorei a matéria sobre a Escola que minha mãe tinha : Pingo de Gente! Só de vê-la emocionada com todos os depoimentos dos seus ex-alunos e outras pessoas que participavam foi muito gratificante. Parabéns Luiza por resgatar tantas histórias boas de Ipaumirim, sempre que puder gostaria de contribuir... Abraços

RUBENS VIEIRA (MANINHO) disse...

Excelente o resgate do trabalho pedagógico de Joana D'arc Vieira através da Escola Pingo de Gente no seu blog Luiza. Talvez resgatando a educação de Ipaumirim possamos resgatar o conceito de Gente que no momento não tem um Pingo de atenção por parte dos governantes(Joana, perdoe-me pelo trocadilho.)Quanto a você Luiza, meus parabéns, sua contribuição está sendo para nosso povo impar e incomensurável. Abraço.

www.alagoinhaipaumirim.blogspot.com disse...

Lorenna ... sou amiga da Brenda(filha de tia Joana) li a matéria a respeito do Pingo de Gente e fiquei lisonjeada com essa encantadora escola.E não poderia deixar de compartilhar esse momento com minha tia Joana e com tds os ex-alunos e á todos que contribuíram para essa matéria tão bem produzida.Fico grata Luíza pelo apoio e por vc ter resgatado algo tão importante na vida de todas essas pessoas. Felicidades.