Texto de Israel Barros."Ontem em visita a Pedra de São Sebastião, iniciando os preparativos para a Romaria do ano de 2013. observei que as imagens de São Sebastião foram apedrejadas sendo que uma foi acertada da cabeça quebrando uma parte do cabelo e uma no peito perfurando-o, so vejo que a mentalidade e as acoes de uma porção das pessoas é de vandalos que se utilizam de um expediente desse para fazer tais atos que acabam com uma tradição e uma fé particular."
]Fonte: Ipaumirim.com
Penso eu:
Muitas coisas concorrem para facilitar este tipo de vandalismo:
Nem vou falar em respeito porque respeito é qualidade de gente civilizada. Quem fez isto, está fora desta categoria. Aliás, esta é uma qualidade que está cada dia menos difundida. Muita gente acha que falta de respeito é democracia e inclusão social. Não sabe que o comportamento civilizado é que faz a diferença. São os bárbaros, em todos o sentidos.
Mas há certas coisas que facilitam a expressão dos incivilizados. Entre elas, neste caso, podemos ressaltar:
1. a ignorância e o seu potencial destruidor.
2. O abandono da pedra . Já acabaram o altar, a via sacra ao longo do caminho, agora é acabar o santo. Depois, vai ser a infra-estrutura. Este tipo de vandalismo é recorrente, não há novidade. Ninguém toma nenhuma atitude. Acabou a festa, guarda o santo. Fim. O resto do ano fica como Deus quer e o diabo gosta.
3. A impunidade dos que destroem o patrimonio religioso e/ou público.
4. A falta de fiscalização constante da Pedra de São Sebastião, onde - diz-se à boca miúda pelas calçadas - que rola muita cachaça e droga.
Comprovadas ou não, grosso modo, diante do ocorrido, eu não descartaria algumas hipóteses:
1. muita cachaça
2. muita lombra
3. Intolerância religiosa embora eu ache esta a hipótese menos provável . Se assim fosse, o fato assumiria outra configuração. Mas não podemos descartar a possibilidade de que sempre há possibilidade de um fanático de plantão.
Loucura é que não é.
ML
Um comentário:
Programação da Romaria de São Sebastião 2013:
DIA 11/01/2012 (sexta-feira), 16:30h: Procissão com a imagem de São Sebastião, da Pedra para a Igreja Matriz, hasteamento da bandeira da festa e novena
De 12 a 19/01/2012, 19:00h: Novena e Missa.
DIA 20/01/2012 (domingo),Dia da grande Romaria
06:30h: Missa na Pedra de São Sebastião;
09:00h: Missa Solene na Igreja Matriz;
17:00h: Procissão com a Imagem de São Sebastião. Em seguida, bênção do Santíssimo Sacramento.
DIA 21/01/2012 (segunda-feira)
16:30h: Descerramento da bandeira da festa e retorno da Imagem de São Sebastião para a Pedra.
Postar um comentário