segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Revisitando um passado comum

Longe de mim a pretensão de fazer uma resenha da obra mas não posso deixar de compartilhar com vocês este belíssimo trabalho. Sensibilidade, franqueza, afeto perpassam cada página. Sertão sem fronteiras conta a saga de uma família sertaneja – Família Jorge Siqueira – construindo o seu destino entre as adversidades do Nordeste e o horizonte possível, representado pelo Sudeste, em mediados do século XX. Ao contar a memória da família, o livro vai além dos seus propósitos. Fala da memória de todos nós, da dureza da vida, da migração rompendo a linha do destino para além das dores, dos afetos, da cultura. A saga da família reconstrói a esperança sobre o esteio das suas próprias lembranças. Permanece a essência dos afetos e dos valores. As entrevistas marcam sobretudo pela coragem, solidariedade e pelo sentimento de honra e de gratidão, tão esquecidos nos dias de hoje. O prefácio é de Pedro Nunes Filho, sertanejo com textos belíssimos sobre a região Cariris Velhos, um pedacinho de Nordeste escondido ali entre Paraíba e Pernambuco, onde comecei a minha vida profissional na antiga SUDENE.

Amei o livro. Vale a pena. Foi publicado pela Editora Universitária da UFPE. Vale explicar que não estou fazendo publicidade. O autor não me conhece embora tenha sido meu professor nos idos de 70 quando fiz graduação logo que cheguei em Pernambuco e as minhas relações com a editora estão restritas à aquisição de algumas obras que me interessam.

ML

Nenhum comentário: